31/03/15 | 18:45
Secretária ouve as reivindicações dos gestores da DDZ 3 durante reunião mensal

Com objetivo de conhecer os gestores, as reivindicações e acompanhar de perto os anseios dos educadores, a secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, participou da reunião mensal dos diretores da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ 3), na manhã desta terça-feira, 31. O encontro com os 64 gestores das escolas municipais da zona Norte foi realizado no auditório da Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, no Monte das Oliveiras.

Para a secretária, é preciso conhecer o que os educadores têm a dizer, pois, segundo ela, a educação é muito complexa e o trabalho realizado pelos profissionais da educação é um dos mais variados em prol do processo de ensino e aprendizagem.
“Para vencer meus desafios, é preciso estabelecer uma relação, porque é preciso ganhar confiança e também confiar nas pessoas. Acho que temos de fazer um pacto para transformar, mas isso não é possível fazer de dentro do gabinete recebendo relatórios. A realidade das pessoas se constrói nas relações. É preciso estabelecer essas relações em um nível com os diretores, onde pretendo avançar com professores. Tudo isso vamos construir juntos para vencer os desafios”, completou.

Presente nas reuniões das DDZs Rural e Leste 1, a secretária da Semed fez um pequeno balanço sobre os encontros com os educadores. Para ela, é fundamental conhecer mais sobre o trabalho das unidades de ensino com suas ações, projetos e programas desenvolvidos no ambiente escolar.
“Percebo que há muito compromisso dos educadores, pois eles têm uma motivação a respeito de tudo, mas fazem questão de me dizer, apesar de se sentirem motivados, que existe uma série de questões que a gente pode e deve ajudar”, definiu.

Com um total de 64 escolas municipais na zona Norte e cerca de 35 mil alunos, a coordenadora da educação infantil da DDZ 3, Sandra Sampaio, disse que o encontro é discutido em vários assuntos relacionados com as atividades nas escolas.
“Esse momento tem a função de dar um suporte aos trabalhos feitos em nossas escolas. Os gestores sempre repassam para nós sobre a elaboração de estratégias, para que as informações da reunião aconteçam de forma mais coerente nas escolas”, concluiu.

Segundo a diretora Alcinéia Nascimento Albuquerque, da Escola Municipal Professora Alexandrina Rodrigues Barros, localizada na Colônia Santo Antônio, que atende 566 alunos do 1º ao 5º ano, as informações da reunião são úteis para uma melhor administração e serve como direcionamento para os gestores.

Na reunião dos diretores, são tratados eixos administrativo, pedagógico e de infraestrutura. Nosso encontro passa por esses três pilares, onde cada um é fundamental para que a gente possa ter uma gestão acompanhada, compartilhada e acima de tudo muito sucesso em nossas escolas”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054