07/06/17 | 14:10
Secretária municipal de Educação visita escolas da zona Norte da cidade

A secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, esteve na manhã desta quarta-feira, 7/6, acompanhada do subsecretário de Infraestrutura e Logística, Thiago Balbi, nas escolas municipais Doutor João Queiroz e Deputado Ulisses Guimarães, na zona Norte da cidade, para conversar com gestores, professores e alunos das unidades, conversar sobre o trabalho pedagógico desenvolvido e tratar de demandas existentes.

Também participaram das visitas a diretora Geral de Distritos (DEGD) da Semed, Gérnia Santos, e o Diretor de Engenharia (DET) da secretaria, Alan Miranda, além da chefe da Divisão Distrital Zonal Centro-Sul (DDZ Centro-Sul), Daniela Medeiros.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou que as visita às unidades de ensino são importantes e que  secretaria tem trabalhado de forma programada para solucionar as demandas das unidades, tanto pedagógicas, quanto estruturais. Segundo ela, há escolas com boa gestão e que têm desenvolvido trabalhos exitosos.

“Em tempos de dificuldades financeiras, nós da secretaria precisamos conversar e enfrentar nossos problemas com aquilo que temos. Mas também podemos otimizar o uso dos recursos que as escolas recebem diretamente, discutindo com o conselho escolar, para que questões mais pontuais sejam resolvidas sem a intervenção da secretaria. A boa gestão faz toda diferença no funcionamento das unidades escolares”.

A primeira unidade visitada foi a Escola Municipal Doutor João Queiroz, que atende cerca de 860 alunos do 1º ao 9º ano e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizada na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cidade Nova 2. No local, a secretária se reuniu com a gestora, professores e servidores administrativos onde conversou sobre as metas de aprendizagem da unidade, além de tratar de questões de infraestrutura.

A escola foi incluída no cronograma de atendimento da secretaria e os serviços de infraestrutura e reparos necessários serão realizados durante o recesso escolar, que tem início no dia 24 de junho. A gestora da unidade, Eliane Bizantino, ressaltou a importância da visita para que a realidade da escola seja vista de perto e afirmou que as intervenções que serão realizadas impactarão diretamente na aprendizagem dos estudantes.

Já na Escola Municipal Deputado Ulisses Guimarães, no bairro Amazonino Mendes, a secretária pôde conhecer o trabalho desenvolvido na unidade, que atende 1,2 mil alunos, nos três turnos, de 1º ao 9º ano e EJA e que, mesmo localizada em uma zona vermelha da cidade, ficou em 10° lugar no Ideb de 2015, nos Anos Finais.

O gestor da unidade, Carlos André da Silva, afirmou que a visita da secretária foi uma oportunidade de mostrar o trabalho feito não apenas dentro da escola, mas também com a comunidade, na conscientização da importância de preservar o patrimônio público e como isso impacta positivamente na qualidade tanto do ensino oferecido, quanto do aprendizado dos estudantes.

“Hoje, pudemos mostrar que, mesmo em uma zona periférica, conseguimos manter uma escola com um nível muito bom, mantendo a comunidade dentro da escola e sensibilizando de que a escola não é minha, ou da Semed, mas de cada um deles. Com a ajuda dos alunos e dos comunitários, nós conseguimos elevar os índices escolares”.

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Gisa Prazeres

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054