21/06/17 | 13:49
Secretária municipal de Educação ressalta a importância de programa de tutoria para gestores escolares

Em entrevista a representantes da Fundação Itaú Social e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), na manhã desta quarta-feira, 21/6, a secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt falou sobre a importância do Programa de Tutoria 2017, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Itaú Social, que esse ano será voltado aos gestores escolares.

Na oportunidade, a secretária fez questão de ressaltar que os gestores possuem um papel fundamental no desenvolvimento das estratégias educacionais. Para ela, é importante que a secretaria incentive os profissionais a descobri e desenvolver suas habilidades e potenciais. Ela também destacou que Programa de Tutoria pretende ir além da orientação aos diretores.

“Os gestores das nossas escolas são personagens fundamentais para que consigamos desenvolver, de forma satisfatória, nossas estratégias. Nosso objetivo com o Programa de Tutoria é formar multiplicadores dentro da nossa rede, que possam futuramente auxiliar outros colegas”.

O programa de tutoria tem o intuito de fortalecer as práticas educativas, promovendo o desenvolvimento profissional do professor em estágio probatório, de forma customizada e sempre visando à melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Em 2017 estão participando 88 gestores de unidades municipais de Manaus.

Ainda durante a entrevista, a secretária também falou sobre a importância do envolvimento mais forte da Sociedade Civil Organizada, para que atue em parceira com o poder público no processo educacional, com a execução de políticas públicas, propostas de ações que visem a melhoria educacional, entre outros pontos.

“Sempre faço questão de lembrar que Educação não se faz apenas pelo poder público, mas por toda a sociedade. É importante que a Sociedade Civil seja mais presente no processo educacional, sendo um suporte para o Estado na execução das metas, diretrizes e políticas de aprendizagem”, finalizou.

 

Texto: Martha Bernardo

Foto: Taianna Castro

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054