23/03/16 | 11:35
Secretária Kátia visita escolas Ruth Costa e Jarlece da Conceição, na zona Norte

Visita na Esc. Mul. Ruth Costa - Fotos Rodemarques abreu (9)Em continuidade a visitação nas escolas da rede municipal de ensino, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, e sua comitiva, aproveitou à tarde desta terça-feira, 22, para fiscalizar as escolas municipais Professora Ruth Costa e Jarlece da Conceição Zaranza, ambas localizadas na Zona Norte de Manaus. Na ocasião, foi observado o andamento das aulas, estoque de merenda escolar e a infraestrutura dos dois prédios.

A primeira unidade escolar visitada foi a Professora Ruth Costa, localizada no Novo Aleixo. Sem avisar, Kátia constatou que os itens da merenda estão chegando regularmente, uma vez que a unidade estava sendo abastecimento no momento de sua chegada. A secretária foi recepcionada pelos pais dos alunos, que participavam de uma palestra sobre o perigo da proliferação do Aedes aegypti.

Visita na Esc. Mul. Ruth Costa - Fotos Rodemarques abreu (12)A dona de casa Meirelândia Mendes, 50, fez questão de saudar a secretária, parabeniza-lo pelo trabalho e, também, cobrar melhorias para o telhado da escola. “É muito bom vê-la aqui na comunidade. Isso mostra o compromisso dela com a educação. Queremos algumas melhorias na infraestrutura do prédio para atender melhor nossos filhos”, comentou.

A gestora Maria Leonora Feitosa informou que em 14 anos de funcionamento da unidade foi a segunda vez que um secretário da pasta visitava a escola. “Estou muito feliz em vê-la aqui. Isso só reforça aos pais, que estamos empenhados, juntos, para oferecer o melhor atendimento as 488 crianças (do 1º e 2º período, e  1º e 5º ano do Ensino Fundamental),  atendidas por esta escola e também observar que precisamos de algumas mudanças estruturais”, relatou.

Visita na Esc. Mul. Ruth Costa - Fotos Rodemarques abreu (35)Na escola Jarlece da Conceição Zaranza, Kátia pôde acompanhar todo o trabalho conjunto feito pela gestora, professores, alunos e a comunidade para o bom funcionamento do prédio e das aulas. A unidade atende, hoje, 1.300 alunos nos três turnos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Para a gestora Anice Maria Iskandae, todo o resultado obtido pela escola é fruto da integração entre a comunidade escolar e os moradores do bairro. “Temos uma parceria muito grande com a comunidade, além da própria Semed que tem viabilizado todos os nossos pedidos. Fico feliz em receber a secretária e ela poder ratificar todo o trabalho feito pelos nossos professores, alunos e voluntários”, disse.

Visita na Esc. Mul. Jarlece Zaranza - Fotos Rodemarques abreu (18)Compromisso

A secretária Kátia afirmou que é o compromisso e a postura  das gestoras por serem empenhadas e conscientes do seu papel são as  protagonista do grande espetáculo que é fazer educação em um momento de muitas dificuldades. “Especialmente, aqui no Jarlece que  tem uma particularidade. A comunidade é muito atuante, participa muito. É uma escola muito grande que, sem dúvida nenhuma, a manutenção dessa estrutura precisa de muito apoio, empenho, além do trabalho de aproximação e agregação com os professores”, ressaltou.Visita na Esc. Mul. Jarlece Zaranza - Fotos Rodemarques abreu (19)

Para a titular da Semed, ambas as escolas têm um bom trabalho e, por isso, tem uma atuação grande da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, que atende as escolas daquela área. Segundo ela, é sempre positivo visitar às escolas, pois é muito diferente de receber informações por um sistema, por relatos de terceiros, do que ir pessoalmente, andar no chão da escola e conversar com as pessoas, pais, professores, gestores e alunos.

“Isso faz a diferença. Os gestores, não importa qual a pasta, precisa compartilhar com as pessoas o seu modo  de ver o mundo. Isso não só qualifica a gestão, como  como faz a gente priorizar aquilo quer a comunidade acadêmica considera importante. Esse é o nosso papel, o papel de mediador”, finalizou Kátia.

 

Texto: Auriane Carvalho

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054