13/05/15 | 9:29
Secretária Kátia Schweickardt visita três unidades educacionais da zona Leste

A secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, deu prosseguimento ao cronograma de visitas às escolas da rede, na tarde desta terça feira, 12. O objetivo do trabalho é conhecer a realidade e as demandas das unidades educacionais do município.

A comitiva foi formada, ainda, pela subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, o subsecretário de Infraestrutura e Logística, Franklin Pinto, assessores da Gestão Integrada da Escola (Gide) da Semed e assessores pedagógicos da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2.

As escolas visitadas foram o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof. Ivomar de Lima Vieira, localizado no bairro Val Paraiso, e as Escolas Municipais Arthur Engrácio da Silva, situada no Tancredo Neves e Genilda Martins Pereira, centralizada na comunidade Gilberto Mestrinho, ambos na zona Leste.

Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve a oportunidade de conhecer a estrutura física, os projetos pedagógicos, a realidade, ouvir as demandas e dificuldades de cada escola. As visitas começaram no mês de abril e, até o momento, mais de 10 unidades educacionais, entre CMEIS, Creches e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), já foram visitados pela secretária e problemas relacionados à infraestrutura e materiais pedagógicos estão sendo gradativamente solucionados.

Kátia informou que após as visitas foram possíveis observar avanços. “Percebi que falta, sim, resolver inúmeros problemas, principalmente, na infraestrutura. Mas percebi também que estamos avançando no que diz respeito à prática da docência e na forma de gestão da Secretaria e nas próprias escolas”, destacou.

Ainda de acordo com a secretária será possível fazer uma análise do que precisa ser ajustado no decorrer do tempo. “As escolas que demonstraram um melhor desempenho tem muito mais a ver com a postura e com o comprometimento de seus gestores. Ás vezes, o envolvimento do gestor é o que faz a diferença e possibilita que as coisas aconteçam da melhor forma possível. Notei que precisamos estar mais próximos dos professores, escutar mais a sua realidade, construir com eles alternativas, aproximando mais professores de seus gestores e alunos de seus educadores. Assim, faremos uma educação participativa e integrada”, observou.

Expectativa dos gestores

Para a gestora da Escola Municipal Arthur Engrácio, Aline Cristina, a secretária está determinada a conhecer as dificuldades e, a partir daí, buscar as soluções. “A vinda da secretária em nossa escola demostra que está buscando conhecer a nossa realidade e que quer solucionar, na medida do possível, as dificuldades encontradas”, enfatizou.

A gestora do CMEI Ivomar de Lima Vieira, Bernadete Marta, comentou a relevância da visita à unidade. “A presença da professora Kátia foi muito importante para nós. Estamos nos sentindo lisonjeados e esperamos que a secretária seja sensível diante das nossas dificuldades”, ponderou.

O cronograma de visitas desta terça feira terminou na Escola Municipal Genilda Martins Pereira. Para a gestora da unidade, Selma Rodrigues, é importante a Semed tomar conhecimento dos problemas enfrentados pelas unidades e conhecer os educadores e o trabalho pedagógico realizado por cada um eles. “As visitas são relevantes não só para a secretária saber o que precisa ser feito nas escolas, mas também conhecer o trabalho pedagógico realizado pelas unidades e seus educadores, fazendo com sejam conhecidos”, salientou.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054