16/09/15 | 11:16
Secretária Kátia Schweickardt e comitiva visitam duas unidades de ensino da zona Leste da cidade

Visita do Secretária nas Escolas. Fotos Cleomir (7)A secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, visitou na tarde desta terça-feira, 15, as Escolas Municipais Poeta Mário de Miranda Quintana, localizada no bairro Cidade de Deus, e Profª Sônia Maria da Silva Barbosa, situada no Jorge Teixeira III, ambas pertencentes a zona Leste da cidade. Durante as visitas, a secretária conversou com os gestores, professores, alunos, conheceu a realidade, as ações pedagógicas e as dependências das duas unidades.

A secretária foi acompanhada por uma comitiva composta por assessores pedagógicos, representantes da Divisão de Ensino Fundamental, do Departamento Geral dos Distritos e do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) Polo 2 da Semed.

Visita do Secretária nas Escolas. Fotos Cleomir (5)Segundo a secretária Kátia, o objetivo da visita foi conhecer a realidade das duas unidades escolares e verificar os índices de infrequência das escolas. “Viemos nestas escolas após verificarmos em nosso painel gerencial pedagógico, que é feito semanalmente, que as unidades apresentavam números expressivos de alunos infrequentes. A intenção foi constatar estes dados, conhecer os pontos mais críticos para interagirmos e colaborarmos nas ações pedagógicas executadas por elas, porque entendemos que o papel do gestor não só cobrar, mas também oferecer ajuda, apoio, entender a realidade para juntos solucionar ou equacionar as dificuldades ”, enfatizou.

Kátia destacou ainda o cenário encontrado nas unidades visitadas. Na escola Mário Quintana, segundo ela, as informações que se tinha a respeito do número de alunos infrequentes não condizia com a realidade. A escola estava bem organizada, o percentual de alunos infrequentes é bem menor do que o informado, o que nos levou a crer que eles estão com problema na alimentação do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam).

Visita do Secretária nas Escolas. Fotos Cleomir (38)“Já na Sônia Maria, foi constatado que há problema na infraestrutura, mas por outro lado e o que deixou muito feliz foi ter visto um laboratório de robótica com outro grupo de alunos do 7º e 8º ano muito motivados, desenvolvendo robôs, querendo competir nacionalmente e internacionalmente. Isso prova que neste mar de dificuldades há pessoas que estão fazendo a diferença a despeito de todas as adversidades encontradas e é isso que queremos potencializar. Esta vontade de buscar e fazer o melhor, mesmo enfrentando dificuldades”, destacou a secretária da Semed.

A Escola Municipal Mário Quintana atende, atualmente, 622 alunos do 1º ao 5º, no período matutino e vespertino, em 12 salas de aula. Além das salas a unidade possui refeitório, telecentro e uma ecoteca que é um espaço onde há diversos livros em exposição e a disposição dos alunos e educadores. De acordo com a gestora, Maglice Bittencourt, a presença da secretária e dos técnicos reforça as ações de intervenção quanto aos alunos que abandonam a escola e as demais ações pedagógicas.

Visita do Secretária nas Escolas. Fotos Cleomir (64)“Visita do Secretária nas Escolas. Fotos Cleomir (61)” width=”300″ height=”200″ class=”alignright size-medium wp-image-20233″ />“Nos sentimos mais aparados e intensifica o trabalho que realizamos com educadores a respeito do compromisso com a qualidade do ensino, com o repasse do currículo minimo em sala de aula e dos trabalhos que fazemos para evitar ou diminuir os índices de infrequência. Por isso, estamos felizes com a vinda da secretária até a nossa escola e pela a oportunidade de expormos o trabalho que desenvolvemos”, salientou a gestora.

Após a Mário Quintana, a secretária e sua comitiva foram a Escola Municipal Sônia Maria Barbosa que possui 1045 alunos, distribuídos no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além do 1º e 2º segmento do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Segundo o gestor, Roberto Carlos, estas visitas possibilitam que a titular da semed tenha uma visão geral dos problemas vivenciados pelas escolas da rede municipal de ensino.

“A Semed tem mais de 500 escolas, cada uma com uma realidade diferente. Portanto, é difícil ter a visão de um todo senão conhecer a realidade de cada uma. Acredito que é isto que secretária está fazendo. Ir in loco para conhecer as particularidades de cada escola. Então, agradecemos a atenção dela que si dispôs, vindo até nós e demostrando bem solicita frente as demandas que foram repassadas durante a visita”, destacou.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054