17/09/15 | 16:52
Secretária Kátia participa da solenidade de abertura do Encontro Norte da Rede Unida

I Encontro Norte da Rede Unida - Fotos Rodemarques abreu (15)A secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou na noite desta quarta-feira, 16, da solenidade de abertura do Encontro Norte da Rede Unida, que aconteceu na Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento, que acontecerá até a próxima sexta-feira, 18, reunirá mais de 500 profissionais, entre trabalhadores da saúde, pesquisadores, acadêmicos, professores e representantes de movimentos sociais do Amazonas e membros da Rede Unida de outros estados brasileiros e mundo, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e da Itália. Durante o evento, terá ainda rodas de conversas, apresentações culturais, oficinas e compartilhamento de vivências.

O encontro faz parte das atividades que a Associação Cientifica realiza a cada ano, como destacou a coordenador nacional da Rede Unida, Alcindo Ferla. “São 27 anos de existência da Rede Unida e procuramos formular conhecimento e teorias sobre educação e saúde a partir de experiências locais. Então, para nós da Rede Unida, que mobiliza todas as regiões e estados do país, o encontro regional representa a possibilidade de pessoas de outros lugares tomarem contato com as experiências e as particularidades da região em que o evento acontece”, explicou.

I Encontro Norte da Rede Unida - Fotos Rodemarques abreu (8)Este evento também é uma atividade preparatória para o 12º Congresso Internacional da Rede Unida, que acontecerá em março de 2016, em Campo Grande (MS). Durante o encontro será trabalhado a temática “Diferença Sim, desigualdade Não: As Vozes nos territórios de vida”, onde serão apresentados 250 trabalhos científicos elaborados por pesquisadores e, principalmente, por pessoas que atuam na área da saúde em todo o Amazonas.

O coordenador regional da Rede Unida Norte, Júlio Cesar Schweickardt, explicou que objetivo da temática é promover um momento de discussão sobre a formação, a gestão, as experiências dos serviços de saúde, trazendo as diversidades e singularidades da região Norte. Segundo ele, o tema também possibilitará a troca de vivências entre profissionais de saúde da região norte e de outros estados do Brasil.

“Este tema é de extrema relevância porque nos dará a oportunidade de demostrar a nossa diversidade cultural, de dialogar temas relevantes sobre saúde local e nacional, com trocas de experiências com pessoas daqui e outros lugares do Brasil e também que somos contra qualquer preconceito ou injustiça social ”, destacou.

I Encontro Norte da Rede Unida - Fotos Rodemarques abreu (7)Schweickardt destacou ainda a alegria por Manaus está sediando o evento . “Para nós é uma grande honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade em sediar este encontro, pois sabemos que é um evento muito importante e muito esperado pelas pessoas envolvidas. Esperamos que as pessoas aproveitem e absorvam todas as experiencias, questionamentos e informações que serão transmitidas”, comemorou.

Os trabalhos apresentados serão divididos nos eixos de Educação em Saúde; Atenção à saúde; Participação popular e social em saúde e Gestão em saúde. Na área da educação, um dos pontos refletidos será sobre a saúde do adolescente e do Programa Saúde na Escola (PSE) que é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado em âmbito regional pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e, portanto, executado também nas unidades da rede municipal de ensino.

A secretária da Semed, Katia Schweickardt, destacou que o trabalho realizado pela Rede Unida é de fundamental importância para a sociedade e que a secretaria não poderia deixar de participar de uma atividade do projeto, porque ele além de buscar por uma saúde de qualidade tem uma linha educacional.

I Encontro Norte da Rede Unida - Fotos Rodemarques abreu (18)“A Rede Unida de Saúde é uma rede que tem uma proposta de trabalhar a saúde no viés da prevenção, da promoção e, sobretudo, com as experiências que se desenvolvem nas comunidades, entre as pessoas mais simples e promotores da saúde em lugares e situações muitas vezes adversas. Nós, que somos da educação, estamos afinados com a linha de pesamento, porque ontologicamente a Rede Unida é também uma rede educadora, porque promove uma série de discussões entre diferentes grupos sociais acerca da sua própria realidade e como a partir do mundo que estão inseridas podem ser promotoras de saúde”, disse.

O Encontro Regional Norte é fruto da parceria da Rede Unida com diferentes instituições, como o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), Ufam, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS/AM) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS)

Rede Unida

A Rede Unida reúne projetos, instituições e pessoas interessadas na mudança da formação dos profissionais de saúde e na consolidação de um sistema de saúde equitativo e eficaz com forte participação social. A Rede trata-se de uma modalidade de co-gestão do processo de trabalho colaborativo, em que os sócios compartilham poderes, saberes e recursos. Ela nasceu em meados de 1980 e, hoje, envolve em cada congresso internacional cerca de 7 mil participantes.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054