01/04/19 | 18:38
Secretária inicia cronograma de visitas às escolas da rede municipal de Manaus

A secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, iniciou nesta segunda-feira, 1º/04, o cronograma de visitas às unidades de ensino da rede municipal de Manaus. O objetivo da ação é verificar a infraestrutura das escolas, assim como a parte pedagógica. A intenção é que o trabalho seja realizado semanalmente até o final do ano letivo.  A chefe da Divisão Distrital Zonal Oeste (DDZ Oeste) , Regina Ortiz, a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, e o representante do Departamento de Engenharia, Wonderney Rosas, integraram o grupo.

Neste primeiro dia, a equipe da Semed visitou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nossa Senhora da Boa Esperança, no bairro Nova Esperança, e a Escola Municipal Elvira Borges, no bairro Compensa, ambos na zona Oeste da capital.

A secretária Kátia Schweickardt ficou muito satisfeita com o trabalho realizado nas duas unidades e disse que a liderança e o protagonismo dos gestores ajudam a promover uma educação de qualidade.

“A zona Oeste ainda tem muitos problemas de violência no entorno das escolas, isso impacta muito o trabalho que os gestores podem fazer. Então, eles têm investido muito em organizar o ambiente escolar, em exercer uma liderança positiva junto aos alunos e aos professores, motivar, apoiar e, sobretudo, estão muito empenhados em conseguir o maior apoio das famílias”, comentou a titular da pasta, que também reiterou a importância da escola ter a família como parceira e incentivadora de uma educação longe da violência.

“O nosso tema este ano é ‘Família e escola: todos responsáveis uns pelos outros’. A gente tem conseguido mostrar para cidade os resultados obtidos, mas eles não vão aumentar se as famílias não se envolverem verdadeiramente. Estamos em um cenário de guerra contra o tráfico de drogas e isso tem impactado em muitas escolas e por isso precisamos que as famílias participem conosco nesse caminho de colocar esses meninos em um futuro de verdade”, completou.

O Cmei Nossa Senhora Boa Esperança conta com 200 crianças de 3 a 5 anos, 100 por turno. Para a diretora da unidade, Gildete Gonzaga, a visita da equipe da Semed é a prova do comprometimento da secretaria com a educação.

“Durante a visita, a secretária conversa com os professores olho no olho, verifica in loco os problemas e as possibilidades, o que há de bom, a despeito de todas as dificuldades. E ela pode verificar também o bom trabalho que é realizado e que muito se deve ao apoio que recebemos da Semed”, disse a gestora.

Na escola Elvira Borges, que atende aproximadamente 900 alunos, entre os três turnos, com turmas do 3º ao 9º ano, EJA e Projovem, a secretária foi recebida pele gestor Ronaldo Antony.

“É muito positivo recebermos a visita da secretária. É uma forma de valorizar o esforço que fazemos para manter a escola organizada e limpa e nos ajudar naquilo que é do propósito educacional. Hoje, a secretária veio ver as estruturas para a construção de uma futura quadra e vamos torcer para que esse projeto aconteça e para que os alunos sejam beneficiados de forma efetiva”, pontuou.

A secretária também foi até a Creche Municipal Ana Lopes Pereira, zona Oeste, para conhecer o Espaço Cultural ‘A Arte de Brincar’, inaugurado na última semana.

As visitas às escolas da rede municipal de Manaus seguem na próxima semana.

 

Texto: Lorenna Serrão
Fotos: Gisa Prazeres

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054