05/05/15 | 18:05
Secretária de Educação visita mais duas escolas da rede

Duas unidades de ensino foram visitadas pela secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, nesta terça-feira, 5. As visitas às escolas da rede fazem parte de uma estratégia de ação adotada pela secretária, que está há pouco mais de dois meses no cargo, para conhecer de perto a realidade de cada instituição do município e buscar se aproximar mais dos servidores.

A visita ocorreu na Escola Municipal João Alfredo, localizada no bairro da Paz, zona Centro-Oeste de Manaus, e na Escola Municipal São Pedro, no bairro Compensa, zona Oeste.

Em ambas, a secretária conheceu a estrutura física, os projetos pedagógicos e conversou com professores e alunos. Acompanhada da nova subsecretária de gestão educacional, Elzeni Trajano, e de representantes da subsecretaria de Infraestrutura, ela anotou todas as demandas dos professores e dará encaminhamento para a resolução dos problemas.

“Nós estamos tentando implementar a nossa métrica de trabalho. No primeiro mês, fui em todas as DDZ´s (Divisões Distritais Zonais). Ouvi os diretores e procurei entender nosso orçamento. Reposicionei alguns contratos e me comprometi em visitar o maior número de escolas possíveis”, explicou.

“Pelo menos duas vezes por semana, eu tenho ido porque não adianta estarmos com todo um modelo de gestão de qualidade implantado se não estivermos, de fato, próximo do chão da escola”, observou, lembrando o desafio de melhorar a qualidade do ensino em Manaus.

“Foi a esse papel que eu me propus, quando aceitei o convite do prefeito Arthur e o contato é importante. Temos que trabalhar firmes com um planejamento estratégico, mas é preciso estar cara a cara, juntos, tanto com gestores, quanto com professores e com todo o pessoal de apoio: cozinha, infraestrutura, e claro, com os alunos. Às vezes o acesso da secretária aos professores é pequeno. Então, indo à escola eu posso conversar com eles e ver como eles estão percebendo as mudanças e ajudá-los para que eles nos ajudem a melhorar cada vez mais”, avaliou Kátia.

UCA

Na Escola Municipal João Alfredo, a secretária o conheceu o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), no qual cada estudante tem um notebook para auxiliar o aprendizado das explicações do professor. Na sala do 6º ano, todos os alunos estavam estudando matemática com a ajuda desta tecnologia.

O gestor da escola, Carlos Augusto dos Santos, apresentou, na ocasião, o projeto “Aluno nota 10”, que estimula os estudantes a se esforçarem no aprendizado. Ele disse que ao final do ano, os que tiverem melhores notas serão presenteados com tablets.

“É muito louvável nossa secretária vim conhecer de perto a realidade da nossa escola e isso motiva toda nossa equipe. Os professores ficaram felizes. É um privilegio receber nossa titular aqui. Mostrar a ela nossas tecnologias educacionais, da qual somos pioneiros”, comemorou.

Compensa

A Escola Municipal São Pedro foi a segunda unidade de ensino construída no bairro Compensa e há 39 anos leva educação aos moradores da comunidade. A diretora Patrícia Karla Cerquinho trabalha no local há 15 anos. Segundo ela, esta foi a segunda vez que um secretário visitou a unidade escolar. Para ela, foi um momento de expor as dificuldades e mostrar os trabalhos desenvolvidos, como o do consultório odontológico que atende alunos e comunitários.

“A visita foi muito positiva. Ela conheceu a realidade. Escutou os professores. Nós temos desafios diversos aqui, mas eu acredito que serão resolvidos”, afirmou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054