24/04/15 | 9:47
Secretária da Semed visita escolas municipais Raimundo Notato Magalhães Cordeiro e Mário de Andrade

 A secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, continuou nesta quinta-feira, 23, o cronograma de visitas às escolas da rede municipal de ensino. Foram visitadas as escolas municipais Dr. Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro e Mário de Andrade, ambas localizadas no bairro Amazonino Mendes, zona Norte de Manaus.

O objetivo da visita, segundo a secretária, foi conhecer de perto os desafios de cada unidade educacional da rede. “Não adianta traçar um plano de qualidade da gestão se a gente não tiver, de fato, no chão das escolas. Então, aos pouquinhos, na medida da possibilidade, estou tentando ir ao maior número de escolas que posso, para conhecer de fato os desafios. Ouço os principais problemas que precisam de uma solução mais urgente, mas também estou tendo boas surpresas”, contou.

Na Escola Municipal Dr. Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro, que atende 1.628 alunos, do 1º ao 9º ano e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), a secretária, acompanhada da subsecretária de gestão educacional, Ana Falcão, e do subsecretário de Infraestrutura, Franklin Pinto, vistoriou as instalações da unidade, conversou com professores e alunos e ouviu a gestora sobre as principais demandas. O mesmo foi feito na Escola Municipal Mário de Andrade, que atende 425 alunos do 1º ao 5º ano.

“A primeira escola teve até agora um desempenho sofrido do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e que este ano está com boas expectativas. O local tem uma gestora bastante empenhada, apesar de alguns problemas estruturais. Na Mário de Andrade, percebi as crianças bastante interessadas, os professores comprometidos. É uma escola do 1º ao 5º ano onde há um vínculo mais próximo entre professor, gestor e comunidade, o que acaba facilitando o trabalho”, observou Kátia, ao salientar que as visitas in loco estão ajudando a identificar os pontos fracos e saber onde precisa melhorar.

A visita de representantes da Semed foi bastante proveitosa, como destacou a gestora Francisca Mourão, da Escola Municipal Dr. Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro.

“Todo bom líder não é aquele que espera. É aquele que vai até as pessoas que estão precisando de ajuda, pois uma coisa é você ter assessor que vai te contar como estão as demandas da secretaria, outra é quando você vai, pessoalmente, e identifica as necessidades e ouve as pessoas. Foi excelente a visita, a melhor coisa desde quando entrei há 8 meses aqui na escola. Foram passadas as necessidades, questões de infraestrutura, mas também falamos de coisas boas”, relatou.

A gestora Ana Márcia Pereira Santiago, da Escola Municipal Mário de Andrade, informou que acompanhar o trabalho das escolas de perto pode motivar ainda mais os servidores para melhorar a qualidade da educação.

“Achei muito importante a presença da secretária Kátia para poder verificar o que realmente está acontecendo dentro das escolas e ter noção do quão grande é a Semed. Ver o trabalho que desenvolvemos junto com os professores e demais funcionários dentro desta unidade é muito gratificante. Apesar dos problemas estruturais, pois infelizmente estamos em um prédio alugado, mostramos que mesmo assim conseguimos alcançar nossas metas e objetivos, que são a melhoria de aprendizagem dos nossos alunos”, contou.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054