08/06/15 | 9:06
Secretária da Semed visita Escola Municipal Professor Paulo Graça

Segurança, infraestrutura, merenda escolar e fardamento foram os principais temas abordados durante a visita da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, à Escola Municipal Professor Paulo Graça, localizada no conjunto Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, na tarde desta quarta-feira, 3. A visita surpresa foi acompanhada por subsecretários e servidores do departamento de planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Ao chegar à escola, a secretária teve a oportunidade de conversar pessoalmente com pais dos alunos do 8º ano que estavam em reunião com os professores. Eles aproveitaram a ocasião para expor todas as demandas que consideravam mais urgentes para serem solucionadas pela escola. A secretária informou que a reunião foi proveitosa e que as medidas cabíveis para as demandas colocadas já estão sendo tomadas.

“Esta escola é grande, é boa. Temos alguns problemas, mas não são muitos. Precisa de alguns ajustes para funcionar melhor. Foi muito boa a conversa com os pais, de forma inesperada, que eles puderam reclamar do que não está agradando na escola, como a questão da segurança, reclamação que está acontecendo de forma recorrente nas escolas das zonas Norte e Leste. Eles aprovaram essa nossa atitude em visitar a escola sem avisar, pois assim encontramos a coisa como ela é sem nenhum tipo de maquiagem”, avaliou

Kátia disse, ainda, que ouvir os pais e pedir para que eles sejam parceiros na melhoria do processo de aprendizagem dos filhos deles, é importante, uma vez que os alunos estão em uma fase de transição em que a escola deve ensinar, mas que eles (os pais) também têm um papel fundamental para a educação desses jovens.

“Vamos encaminhar imediatamente as demandas, como o problema do portão eletrônico. Vamos cobrar o vigia para o portão principal da escola e tentar solucionar a ausência de um professor de matemática que está afastado por licença médica. Acredito que estas visitadas me ajudam a tomar as decisões com mais precisão”, avaliou.

Para o gestor Jocelim Oliveira, que acompanhou a secretária durante a visita, a presença dos representantes da Semed fortalece o trabalho feito na unidade de ensino. “A partir do momento em que a secretária municipal de educação vem até a nossa escola, toma conhecimento de perto e toma atitude para os problemas, isso é louvável, é de extrema importância para a continuação do nosso trabalho”, relatou.

Pai de uma aluna, o motorista Henrique Neto conversou com a secretária sobre a questão de segurança e se disse surpreso pela visita inesperada da titular da Semed. “Foi um presente ela ter vindo nos visitar. Assim ninguém faz nenhuma maquiagem na escola. Ela deve fazer isso sempre. Durante a reunião, estávamos falando sobre a questão de segurança e ela entrou e pudemos passar diretamente para a secretária, que garantiu que os problemas serão resolvidos”, contou.

Terreno para creche

Ao sair da unidade escolar, Kátia foi até a rua Raimundo Salgado, no conjunto Águas Claras, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, onde há um terreno para a construção de uma creche, mas o terreno está sendo invadido por moradores e está ficando sem o espaço necessário exigido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS). Na ocasião, Kátia conversou com os subsecretários e disse que vai acompanhar a situação de perto para que a Secretaria não perca mais espaço do terreno de forma ilegal.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054