22/07/16 | 9:57
Secretária da Semed recebe homenagens e título de Cidadã Manauara na CMM

Homenagem a Sec. Kátia - fotos Rodemarques Abreu (1)A secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 21, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o título de Cidadã de Manaus, pelos relevantes serviços prestados à cidade ao longo dos anos. A homenagem foi proposta pela vereadora Professora Jacqueline (PHS). A secretária recebeu o título acompanhada do marido, Júlio Schweickardt e dos dois filhos do casal, João Pedro e João Vitor,  e ressaltou a importância e emoção de ser, agora, cidadã do local onde vive há 24 anos.

“Estou muito emocionada em receber essa homenagem, só quem me conhece sabe o que significa para mim. Dentro da Amazônia me reconheci. Aqui eu experimentei um eu nascido da família que construí, dos amigos que fiz, dos lugares onde trabalhei ”, disse ela.

A secretária também fez questão de agradecer ao prefeito Homenagem a Sec. Kátia - fotos Rodemarques Abreu (10)Arthur Neto, pela oportunidade de atuar na administração pública, aos servidores da Semed e aos subsecretários da secretaria que a auxiliam na realização do trabalho diário no comando da pasta. Alunos do projeto Curumim na Lata, do Centro Municipal de Artes Aníbal Beça, fizeram uma apresentação de músicas regionais e nacionais durante a cerimônia de outorga do título de Cidadã de Manaus.

O Prefeito de Manaus, Arthur Neto, esteve presente na cerimônia, que contou ainda com a presença dos subsecretários da Semed Euzeni Trajano, Luiz Fabian Barbosa, Franklin Pinto, do secretário de Estado de Educação (Seduc), Algemiro Ferreira, representando o governador do Amazonas, José Melo, além de secretários municipais, vereadores, amigos, familiares e educadores da rede municipal de ensino. Ele Homenagem a Sec. Kátia - fotos Rodemarques Abreu (11)destacou o trabalho desenvolvido pela secretária desde que foi convidada por ele, em janeiro de 2013, para fazer parte da administração pública municipal.

“É uma honra ver alguém como a Kátia ser reconhecida com esse título. Ela cumpriu com maestria o desafio de gerir uma pasta tão importante quanto a Semed. Hoje eu digo com certeza que, graças ao trabalho desenvolvido por ela na Semed, vamos atingir uma colocação extremamente positiva no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), saindo da posição vergonhosa que a cidade ocupava, quando assumi a prefeitura”.

Kátia Schweickardt, esteve à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Homenagem a Sec. Kátia - fotos Rodemarques Abreu (14)(Semmas) de janeiro 2013 a março de 2015, quando, a pedido do prefeito, passou a comandar a Semed. Entre os desafios do novo posto estava o fato de assumir a secretaria, que conta com 15 mil servidores e atende mais 232 mil alunos, em meio há uma grave crise financeira que afetou todo o país.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) alcançou alguns índices positivos, como a redução em 56% no abandono escolar, aumento de 9% nos números de aprovação, diminuição em 9% na distorção idade/ano. Outro ponto positivo alcançado foi o crescimento em 37% na Avaliação de Desempenho do Estudante.

Durante esse período foi implantado ainda o Sistema de Gestão de Controle de Estoque, que proporcionou Homenagem a Sec. Kátia - fotos Rodemarques Abreu (19)a regularização da merenda escolar nas unidades de ensino da Semed, redução em 20% do desperdício de alimentos e deu agilidade no processo de controle, fiscalização e distribuição de merenda. Também foi ativado o Sistema de Demandas, que resultou na reestruturação do processo de manutenção, melhor gestão dos contratos de manutenção e reorganização da equipe de engenharia da secretaria.

A secretária ressaltou que a educação é o principal instrumento para a mudança social do qual necessita o país. “Só por meio da Educação podemos promover a reforma das mentalidades e construir a Manaus do futuro. Foi graças a essa experiência na Semed que fui entendendo o potencial revolucionário dessa política pública. É por meio da educação que nossos desejos mais latentes podem ganhar vida”.

Autora da homenagem, a vereadora Jacqueline destacou a importância de uma mulher ocupar um cargo de destaque e estar à frente de uma das secretarias mais importantes da administração pública municipal. “Me sinto feliz de poder homenagear uma mulher como a secretária Kátia, que estudou, trabalhou e alcançou suas conquistas por merecimento. O empoderamento feminino, principalmente em cargos de comando, é uma forma de transformação social, por meio da valorização de gênero”.

Histórico

Homenagem a Sec. Kátia - fotos Rodemarques Abreu (25)Nascida no Rio de Janeiro, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, se formou em agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e teve como primeira experiência profissional o trabalho de assessora para Assuntos da Amazônia, em um projeto ligado a Igreja Luterana, em que foi trabalhar na cidade de Ariquemes, no Estado de Rondônia.

Em 1993 iniciou a segunda graduação, dessa vez em Ciências Sociais, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na época Universidade do Amazonas (UA) e, dois anos depois, ingressou, após ser aprovada em concurso público, no Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde trabalhou como engenheira agrônoma. No Incra, participou da elaboração de projetos de assentamentos e da criação da primeira comissão Especial do Meio Ambiente do Incra no Brasil.

Após algumas experiências na Universidade Federal do Amazonas, além da coordenação de projetos em instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), a secretária foi convidada para coordenar o Centro Estadual de Unidades de Conservação do Estado (Ceuc), vinculado a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Em seguida, foi convidada pelo prefeito a assumir a Semmas e, em seguida, a Semed.

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Rodemarques Abreu/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054