31/03/15 | 8:45
Secretária da Semed participa de reunião com gestores da DDZ Leste 1

A secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, participou na tarde desta segunda feira, 30, de reunião mensal com gestores da Divisão Distrital Zonal Leste 1 (DDZ 5). O encontro aconteceu no auditório da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim. Durante a reunião, os gestores tiveram a oportunidade de apresentar suas respectivas dificuldades em relação à infraestrutura, ao pedagógico e administrativo.

De acordo com secretária, que se reuniu com gestores da zona leste, a reunião foi importante para tomar conhecimento da realidade atual das escolas da DDZ Leste 1 . “Hoje o meu objetivo é escutar e entender as demandas, conhecê-los um pouco melhor, tomar conhecimento de seus anseios e dificuldades”, falou.

A secretária aproveitou a oportunidade para engajar os gestores para construção de uma nova história na rede municipal de ensino.

“Eu não tenho fórmula mágica. Meu papel, como secretária, é de um mediador, de um facilitador dos processos. Por isso, vim hoje para conversar, para equacionarmos e reposicionarmos algumas coisas, pois há situações que precisam ser analisadas. Vim dizer a vocês também que, na medida dos meus limites, quero estar próxima de vocês, para que juntos possamos, de fato, mudar a história da educação do nosso município, ou ao menos dar mais visibilidade às histórias e aos trabalhos que são feitos pela secretaria”, descreveu

No decorrer dos trabalhos, foi feito um balanço dos trabalhos que a DDZ Leste 1 realizou durante o ano de 2014, na Educação Infantil, nos anos iniciais ( 1º ao 5º ano) e finais ( 5º ao 9º) do Ensino Fundamental, bem como nas atividades pedagógicas realizadas no ensino noturno, com alunos de todas modalidades de ensino e com assessores pedagógicos.

Além disso, foi comentado por Kátia Schweickardt que a secretaria está construindo um calendário de visita em 65 escolas. A intenção da responsável pela pasta da educação é conhecer a realidade destas unidades escolares, para ter um panorama geral dos trabalhos e dificuldades das mais de 500 escolas da Semed. Durante o encontro, também foi feito anúncio de que a partir da próxima semana começará a distribuição de fardamento escolar em toda rede municipal.

Expectativa quanto à nova gestão

A reunião foi o primeiro contato entre a secretária Kátia na DDZ Leste 1. Na reunião, participaram 74 gestores de diferentes escolas e bairros da zona leste. Para o gestor da Escola Municipal Vila da Felicidade, Francisco Sales, a secretária está disposta a sentar com os gestores para discutir e propor melhorias. “A vinda da secretária demonstra que, desde o princípio de sua administração, está nos tratando com seriedade, demonstra que está interessada em saber dos problemas que enfrentamos no dia a dia e que quer implantar melhorias nas escolas e na qualidade de ensino no município”, disse o gestor.

Já a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Flávio Emanoel Santo Júnior, Filomena Valente, afirmou que com a ascensão da nova gestão na Semed, a educação a nível municipal pode dar um salto positivo. “A presença da secretária me deixa muito feliz e esperançosa de que a educação na rede municipal de ensino de Manaus vai dar um salto, com mais condições de trabalho e mais comprometimento. Todos nós educadores estamos apostando que este é um momento positivo para secretaria e para educação em Manaus”, afirmou Filomena.


Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054