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Secretária da Semed participa de mesa redonda em último dia de Socialização de Práticas Formativas

Encerramento da socialização das praticas pedagógicas.DDPM. Fotos Cleomir (47)No último dia da Socialização das Práticas Formativas, realizado na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), nesta sexta-feira, 11, uma mesa redonda debateu os resultados alcançados pelo Programa de Tutoria, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), que promove o acompanhamento dos professores em estágio probatório na rede municipal de ensino. A titular da pasta, Kátia Schweickardt, foi uma das participantes do debate, que contou com a presença da secretária de educação do município de Sobral, no Estado do Ceará, Iracema Rodrigues Sampaio, que apresentou resultados do programa de tutoria estabelecido no município. A mesa contou ainda com a participação de professores, pedagogos e técnicos da Semed.

Desde o último dia 7, a Semed iniciou a semana de socialização das práticas de formação realizadas durante todo o ano pelo DDPM. Foram apresentadosEncerramento da socialização das praticas pedagógicas.DDPM. Fotos Cleomir (9) trabalhos, resultados e experiências em áreas como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alfabetização e Letramento, Tecnologia Educacional, entre outros. Cada dia de evento recebeu, aproximadamente, 500 professores que participaram dos debates e oficinas realizadas.

Com o tema ‘Experiência em Tutoria: caminhos na formação centrada na Escola”, os participantes da mesa de debate expuseram experiências e impressões sobre o trabalho de tutoria desenvolvido pela rede municipal de ensino. A secretária Kátia Schweickardt apresentou dados do crescimento qualitativo do ensino oferecido pela Semed e explicou que a secretaria escolheu investir na formação continuada dos professores, e isso inclui o projeto de tutoria, como forma de fortalecer a rede e possibilitar um ensino de qualidade.

Ela destacou que a mesa redonda foi importante pela troca de experiências entre os modelos de tutoria desenvolvidos pela Semed e pelo município Encerramento da socialização das praticas pedagógicas.DDPM. Fotos Cleomir (46)cearense. “Somos uma rede muito grande e o município de Sobral tem 55 escolas, ou seja, menor que o nosso menor distrito. Então, o que a gente leva dessa troca são as ações pontuais efetivas que eles vem fazendo, de iniciativa dos gestores, a postura de todo o processo de formação dos professores, monitoramento permanente, relação com as famílias, e isso nós podemos fazer aqui no âmbito dos distritos”.

A secretária municipal de educação de Sobral, município que alcançou o primeiro lugar no Índice De Desenvolvimento da Educação Básica, Iracema Rodrigues Sampaio, afirmou que o programa de tutoria pedagógica realizado no município é um braço do trabalho de acompanhamento já realizado pela secretaria há vários anos e, de acordo com ela, é a forma mais efetiva de se obter resultados, uma vez que dá ao gestor a possibilidade de aprimorar o trabalho realizado, gerando um efeito cascata nas ações das escolas.

Iracema ressaltou a importância da troca de experiência. “Nós realizamos sempre esse intercâmbio de informação e para nós foi muito importante estar aqui hoje e ver o que é feito pela Semed em Manaus. Sabemos da envergadura da rede municipal de ensino local e com certeza saímos daqui com muitos ensinamentos sobre como melhorar o trabalho que fazemos lá no Ceará”.

De acordo com a gerente de formação continuada da Semed, Lídia Ester Luna, foi observada a necessidade de estabelecer uma formação específica Encerramento da socialização das praticas pedagógicas.DDPM. Fotos Cleomir (2)para os professores iniciantes na rede municipal de ensino, como forma de auxiliar na adaptação desses profissionais, melhorando os resultados obtidos por eles dentro da sala de aula.

Segundo a gerente, o programa de tutoria vai além de uma simples de uma monitoria dos educadores. “A formação dos professores em início de carreira é muito importante. É uma possibilidade de melhorar de forma contínua a prática desses educadores. Com isso, fortalecemos as práticas pedagógicas desses professores que estão iniciando na rede municipal e era uma mudança de atitude necessária para que oferecêssemos um ensino com mais qualidade”, disse ela.

Professora há apenas 3 anos, Viviane Ribeiro Alves, que hoje dá aulas para uma turma de 3° ano da Escola Municipal Sara Barroso Cordeiro, no bairro de Santa Etelvina, zona Norte de Manaus, é uma das educadoras acompanhadas pelo programa. Ela, que antes de ingressar na rede municipal de ensino tinha trabalhado apenas um ano em uma instituição privada, avaliou como fundamental o acompanhamento que recebeu para a melhoria do seu desempenho em sala de aula.

“Quando comecei tinha o conhecimento teórico, mas muitas dúvidas sobre a prática de ensinar. Então, o programa me possibilitou aprender como Encerramento da socialização das praticas pedagógicas.DDPM. Fotos Cleomir (33)melhorar minha didática, meu planejamento pedagógico e ter um bom desempenho em sala de aula. Por meio do trabalho da minha tutora, eu pude ver onde precisava melhorar para que pudesse passar o conteúdo de forma adequada para os meus alunos”, explicou.

No programa, realizado em parceria com a Fundação Itaú Social, os tutores formadores vão até as escolas e estabelecem, junto com os professores, uma metodologia própria para ser desenvolvida dentro de sala de aula, que é acompanhada ao longo do estágio probatório, oferecendo assistência e orientação aos educadores. A Semed possui hoje 20 tutores formadores, que acompanham 108 professores em estádio probatório, em 78 escolas municipais, que atendem 2.790 alunos. A ideia é, nos próximos anos, ampliar esses acompanhamentos, como informou a coordenadora geral do programa de tutoria, professora Dailla Menezes. “Em 2017, vamos atender cerca de 180 professores que estão em estágio probatório das Divisões Distritais Zonais Leste 1, Oeste e Rural e que não foram atendidos na primeira turma”.

 

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

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