11/04/15 | 9:23
Secretária da Semed inicia visita a unidades escolares da rede municipal

Com objetivo de trocar experiências e conhecer de perto a realidade das escolas da rede municipal, a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, iniciou nesta sexta-feira, o cronograma de visitas às unidades de ensino do município. A primeira a receber a visita de representantes da Semed foi a Escola Municipal Thales Silvestre, localizada no bairro Lagoa Verde, zona Sul de Manaus.

Acompanhada da subsecretária de Gestão Educacional, Ana Facão, e do subsecretário de Infraestrutura e Logística, Franklin Pinto, a secretária vistoriou a estrutura da escola e conversou com funcionários para ouvir as demandas e procurar meios mais práticos para resolver os problemas.

A titular da pasta destacou que a intenção é visitar um conjunto de escolas todas as semanas. Segundo ela, irá tanto a unidades escolares com bom desempenho, quanto àquelas com maiores dificuldades. A secretária enfatizou que esse trabalho é importante para conhecer a realidade da rede na ponta, ouvir as demandas dos educadores, ter contato com os alunos e construir uma gestão participativa.
“Já conheci todas as DDZs, todos os gestores e chefes de distritos, já conversei com os subsecretários e conheci e reconheci as metas da nossa secretaria. Estou tentando construir uma estratégia de equilibrar todo o meu trabalho administrativo, toda nossa gestão compartilhada, manter todos os painéis de gestão, as reuniões periódicas, encontrar os nossos fornecedores, mas, sobretudo, eu vou tentar visitar todas as semanas um conjunto de escolas. Esse contato será importante para vermos realmente como podemos trocar experiências e eu, como facilitadora de todo esse processo macro, poder ajudar a nossa rede a cumprir a nossa meta deste ano de ficar entre as dez melhores capitais brasileiras no Ideb”, informou Schweickardt.

Com 355 alunos, a Escola Municipal Thales Sivestre, teve nota de 5,9 no último Ideb. Apesar de algumas dificuldades, a meta da escola é sempre melhorar e visa chegar a 6,5 na próxima avaliação, como destacou a gestora da unidade, Rosiane Pinheiro. Ela disse, ainda, que a visita da secretária nas escolas é importante para buscar sempre melhorar.

“A visita da secretária e de representantes da Semed é muito importante porque temos algumas demandas, muitas delas de infraestrutura, que precisam ser sanadas, e faz com que possamos ter uma esperança que esses problemas possam ser solucionadas rapidamente. É importante, também, para a secretária conhecer a comunidade, a estrutura da escola, como funcionamos na parte pedagógica e na parte administrativa, assim vai observar e ver quais as necessidades, não só da nossa escola, mas como de toda a rede”, relatou a gestora.

Durante a visita foram observadas estruturas de salas de aula, banheiros, cozinha, área externa, merenda escolar, entre outros pontos. Para a professora do 1º ao 5º ano, Deusanira Corrêa, a visita demonstra comprometimento e motiva o trabalho dos funcionários.

“Acho uma iniciativa ótima, passa uma confiança nossa com o trabalho da secretária. Ela passa a conhecer como a gente trabalha, as nossas dificuldades, e saber o que ela pode dar andamento nessa nova caminhada que ela está trilhando. Ficamos animados e nos dá uma motivação a mais”, ressaltou.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054