31/08/17 | 15:36
Secretária aborda a importância da integração entre educação e saúde para desenvolvimento de políticas públicas de qualidade

A secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, participou na manhã desta quinta-feira, 31/8, da  4ª Oficina de Retomada do Processo de Regionalização da Saúde no Amazonas: Repensando a Saúde no Território, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), voltada para técnicos da Susam, Fundações de Saúde, secretarias municipais de saúde, Conselho Estadual de saúde, entre outros organismos, com o objetivo de discutir e fortalecer o processo de regionalização da saúde no Amazonas.

A secretária apresentou um pouco da experiência vivenciada por ela dentro da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que atende quase 240 mil alunos em 492 escolas na zona urbana e também Rural/Rodoviária e Ribeirinha de Manaus, o que gera uma série de desafios aos profissionais da secretaria para levar um trabalho educacional de qualidade.

“Talvez a sociedade não saiba ainda direito o que é fazer educação pública de qualidade, assim como não sabem o que é saúde pública. A educação é feita dentro de um território multidimensional e o primeiro pilar a ser considerado é de que educação é prioritariamente aprendizagem”.

A secretária ressaltou que a construção de políticas públicas que atendam de forma mais eficaz a população, precisam ser construídas com a participação social, justamente para que as ações atuem exatamente nos pontos que mais precisam de melhorias e intervenções.

O evento também contou com a participação do Doutor em História da Ciência e Antropólogo, Julio Schweickardt, pesquisador Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia da Fiocruz Amazônia, que palestrou sobre Territórios Líquidos do Amazonas e da Coordenadora de Gestão Ambiental e Educação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que participou do painel Dimensões Sócio/Ambiental.

 

Texto: Martha Bernardo

Fotos: Gisa Prazeres/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054