20/09/14 | 10:50
Saúde na Escola realiza ação na Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes

Alunos, professores e funcionários da Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, localizada na Comunidade Fazendinha – Cidade Nova, zona Norte da cidade, foram atendidos na manhã desta sexta-feira, 19, na primeira ação do Programa Saúde na Escola (PSE) do governo federal, em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 Nesse sentido, foi firmada uma ação com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Unidade 2 da Fazendinha, que pertence a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Foram disponibilizados uma dentista e um enfermeiro. Na ocasião, foi feito o cadastro do cartão do SUS das crianças, pais e funcionários da escola. Além disso, houve uma avaliação das crianças, onde foram identificados os casos mais sérios e encaminhados ao Caic da área para atendimento básico odontológico, assim como foi dada uma atenção aos professores e servidores da creche.           

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. Para diretora da creche, Gicelia Leal, com esse programa, todos ganham pelo cuidado e atenção as crianças e educadores.

“É de suma importância esse momento, com o enfermeiro, que atendeu e tirou o cartão do SUS das crianças. Já a odonto veio para fazer a triagem dos alunos e depois o encaminhamento dos pequenos para a odonto pediatra do Caic. A mãe do aluno com seu encaminhamento já leva no outro dia sua guia para a devida consulta da criança. O fato dos pais trabalharem o dia todo, as vezes não percebem que o filho está com alguma problema de saúde, mas a creche tem esse cuidado.”, salientou.

Enaltecendo o trabalho pela primeira vez em uma creche municipal do PSE, a dentista da UBS, Clarice Magagnini, fez questão de afirmar a importância do programa, que realiza um atendimento preventivo, mas principalmente, da ação em prol da comunidade escolar como um todo.

“É uma novidade até para o município, no caso de trabalhar com creches, porque é uma clientela diferente. O PSE já está em Manaus há alguns anos. Essas crianças tem que ter uma abordagem lúdica para chegar com até elas e querer que a mesma se responsabilize com a própria saúde. Mas temos outros parceiros, que vão se responsabilizar, que são os professores, cuidadores e a própria família. Nosso trabalho é voltado para capacitar os cuidadores e dizer que as crianças precisam de toda atenção possível.”, comentou.

 Para professora, Mona Dorothéia, o trabalho feito pela visita do programa foi algo muito importante, devido à necessidade dos educadores ter esse suporte, além de contribuir para saúde, seja do alunado e dos próprios educadores inseridos no atendimento.

“Esse trabalho chega como uma prevenção, porque a gente precisa ter esse projeto que melhore daqui pra frente em relação à prevenção dos nossos pequenos, mas também de nós como educadores. Como não temos muito tempo, como a ir ao dentista, esse serviço veio em boa hora. Acredito que vai fortalecer muito a Semed, porque precisamos dessa parceria em termos de instituição, pela preocupação dos professores com a saúde da criança.”, disse.

Atividades

Como parte do Programa Saúde na Escola, foram realizadas atividades com as crianças no pátio da Creche Municipal Maria Ferreira, como circuito com obstáculos, chutar bola, bambolê, amarelinha, correr, pular, atividades físicas, equilíbrio, rolar na grama e minhocão. A próxima ação do programa será voltado a comunidade em geral.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

 

Secretaria Municipal de Educação (SEmed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054