20/03/17 | 16:27
Saúde em Forma atende mais de duas mil pessoas em escola municipal no Lago Azul

Foto Marinho Ramos Semcom (6)Mais de duas mil pessoas participaram, neste sábado, 18/03, da ação “Saúde em Forma”, da Prefeitura de Manaus, na Escola Municipal Professora Silvia Helena Bonetti, bairro Lago Azul, zona Norte, com atividades práticas e orientação para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. A ação, que estimula a promoção da saúde de forma articulada e integrada, reuniu as secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Limpeza Pública, Transportes Urbanos, Engenharia e Fiscalização do Trânsito.

“A intenção é oferecer às pessoas uma visão ampliada sobre as formas de alcançar uma vida mais saudável, reduzindo o risco de adoecimento ou o agravamento de doenças”, explicou o secretário da Saúde, Homero de Miranda Leão. Ele destacou que, para isso, o evento teve diversas atividades mostrando como alcançar bem estar e boa qualidade de vida por meio do autocuidado.

Durante a programação houve atividades físicas e práticas terapêuticas complementares, orientação sobre alimentação saudável, nutrição e prevenção de acidentes. A população teve acesso também a espaços de compartilhamento de saberes populares, educação para o trânsito seguro, espaço lúdico, distribuição de mudas, orientação sobre a saúde da mente e ação de sensibilização ambiental.

Foto Marinho Ramos Semcom (8)De acordo com a gerente de Promoção à Saúde da Semsa, Francinara da Silva Lima, o público alvo principal do evento foram os moradores do conjunto Viver Melhor, localizado no bairro Lago Azul, tendo a participação de diversas instituições municipais.

“A Semsa está buscando práticas de saúde que estimulem o autocuidado da população, incentivando a participação de todos como protagonistas no cuidado com a própria saúde”, destaca Francinara Lima.

A gestora da escola Silvia Bonetti, Graciete Almeida, salientou que por conta da realidade social em que a escola está inserida, a comunidade escolar recebeu a ação com muito carinho e entusiasmo. “Este tipo de ação é importante porque prova à comunidade que o espaço da escola também serve para falar sobre saúde e bem estar e aqui, em especial, é interessante porque a comunidade não dispõe de muitos espaços adequados, por exemplo, para praticas de desporto”, disse.

“Umas das moradoras beneficiadas com a ação foi a dona de casa Ivete Bezerra. Segundo ela, o evento é uma boa iniciativa porque permite que os serviços da Prefeitura de Manaus cheguem até os bairros mais distantes. “Quando me disseram nem acreditei que teria algo assim nesta escola. A Prefeitura está de parabéns por oportunizar isto para a comunidade do Viver melhor”, disse a dona de casa.

Foto Marinho Ramos Semcom (9)A assessora pedagógica da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed e participante da coordenação do Programa Saúde do Escolar (PSE) da secretaria, Lordes Souza, explicou que a parceria entre Semed e Semsa já existe há muito tempo e tem o objetivo de mostrar à população que as secretarias estão juntas para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“Esta parceria entre saúde de educação já vem de anos e ela é importante porque tem o objetivo de fortalecer o vinculo com a comunidade escolar de contribuir na saúde do aluno, de trazer informações pertinentes a toda sociedade e de trazer a consciência às pessoas do bem estar dentro do ambiente escolar”, explicou.


Fotos: Marinho Ramos/ Semcom

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054