30/07/12 | 21:51
Sarau Literário

Uma noite para deleitar-se de poesias, músicas, teatro e muita arte apresentada por servidores e convidados da DDPM. Esse foi o cenário do evento denominado de Sarau: Saberes e Sabores realizado na última quinta-feira, (26), no Balneário do SESC no bairro Campos Elíseos.

“Com o Sarau demonstramos a importância da leitura para os dias de hoje no desenvolvimento pessoal e profissional de nossos servidores. Além de um momento de confraternização , buscando o conhecimento da literatura, poesia,música, ou seja, trabalhar a cultura das diversas formas”, conceituou a Chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM, Samira Santos.

O Sarau também foi uma oportunidade para homenagear e lembrar o centenário de dois grandes nomes da cultura brasileira: Luiz Gonzaga e Jorge Amado.

De acordo com os formadores e coordenadores do evento, Hadassa Damasceno e Weyder Afonso, o Sarau é um espaço de troca dos saberes.

“Tivemos a iniciativa, nós os formadores, de montar um espaço voltado para as artes. De forma diferenciada apresentar vários tipos de arte, daí surgiu o tema Saberes e Sabores – colocar à disposição dos outros os vários tipos de conhecimentos”, comentou Afonso.

“Por meio das apresentações comemoramos o centenário de Luiz Gonzaga  e Jorge Amado. Cada pessoa com seu talento enriquecerá as apresentações de forma livre compartilhando os saberes”, explicou Damasceno.

O repertório contou com crônicas, músicas (Luiz Gonzaga e Jorge Amado), peça teatral , grupo de poetisas “Formas e Poemas” com Fátima Lira, Ana Peixoto e Franciná Lira que apresentaram obras voltadas às características da região amazônica como “Peneira” , “Moro aqui”  e “Tarrafas”.

A formadora da DDPM, Daila Menezes, fez uma homenagem ao Luiz Gonzaga e juntamente com o seu grupo de amigos entoaram várias músicas do cantor e compositor.

“Com o Sarau podemos socializar a cultura, a diversidade, o entendimento do literário, a importância para o nosso viver e para a nossa própria formação assim como a interação entre os amigos de trabalho e os nossos convidados”, complementou a formadora.