19/07/17 | 18:33
Roda de diálogo discute abolição da escravatura no Amazonas com alunos dos Anos Finais

Alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participarão de rodas de diálogo com o tema ‘Abolição no Amazonas: Tecendo Diálogos’ até o próximo dia 26 deste mês. Na tarde desta quarta-feira, 19/7, a programação foi voltada para os estudantes da Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, localizada no Nova Floresta, zona Leste da cidade. A ação da Secretaria Municipal de Educação é coordenada pela Assessoria de História e Diversidade da Divisão de Ensino Fundamental (DEF).

O objetivo principal é a reflexão em conjunto com os estudantes sobre o contexto histórico da abolição da escravidão no Amazonas, oportunizando novos conhecimentos, além de comportamentos e atitudes que demonstram sensibilidade e sendo crítico. Durante a palestra, foram derrubados mitos sobre a abolição da escravatura no Amazonas.

Ação ainda faz parte da programação em alusão ao fim da escravidão no Amazonas, que neste ano completou 133 anos, no dia 24 de maio em Manaus e em 10 de julho em toda capital.

A aluna Stefanny Cordovil, 15, comentou o porquê de achar importante a roda de diálogos. “A palestra agrega conhecimento, dá para entender melhor o que é ensinado, pois o assunto é ministrado com mais clareza”.

“Eu fico contente pela escola ter sido escolhida para essa palestra, eu vejo isso de forma positiva, pois ensina melhor os alunos, e eles precisam desse tipo de entendimento, aqui na periferia o preconceito é muito grande, e com a palestra eles podem aprender melhor sobre a questão racial”, destacou a diretora da escola, Francinete Cruz.

A assessora de História e Diversidade da DEF, Lídia Helena, explicou sobre a palestra e demais atividades desenvolvidas coltadas para trabalhar o tema. “Uma escola por DDZ é escolhida para fazer a roda, no entanto em outras escolas acontecem diversas atividades, no final a escola campeã da programação vai fazer um City Tour pelos locais históricos de Manaus”.

Outras escolas como as escolas municipais Vicente Cruz, Jarlece Zaranza, Jorge de Resende Sobrinho, Abílio Alencar, Guilherme Barker e Ana Mota Braga também receberão a roda de diálogo.

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054