07/10/14 | 14:45
Gestores da DDZ Centro-Sul realizam reunião mensal

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão Distrital Zonal Centro-Sul (DDZ 4), realizou nesta terça-feira, 7, a 9ª reunião mensal do calendário administrativo da divisão. O encontro reuniu 54 gestores das unidades de ensino da divisão, no auditório da Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly, no Riacho Doce, Cidade Nova, zona Norte da cidade.

Um dos pontos principais do encontro foi a orientação aos gestores sobre a aplicação da Avaliação Diagnóstica de Estudos (ADE), equivalente ao 3º bimestre, que será realizada em toda rede municipal de ensino, na próxima quinta-feira, 9. Além disso, foram tratadas questões na área pedagógica, infraestrutur, logística, programas do governo federal, alternativas para melhoria do processo de ensino aprendizagem e planos de ação.

A chefe da DDZ Centro-Sul, Meire Braga, destacou o trabalho realizado pela divisão, pela Semed e pelo educadores em prol da educação. A educadora disse, que a participação dos profissionais da educação é fundamental para melhoria do ensino aprendizagem, seja com os alunos ou os diversos programas desenvolvidos na comunidade.

“Esse momento é oportuno para tirar as dúvidas, ainda mais, quando nossa divisão obteve um aumento de 70% das escolas do IDEB de 2013. Estamos fazendo uma comemoração desse feito e socialização dos resultados obtidos”, comentou.

A diretora Lorena Matos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Frota, disse que a escola tem três projetos, que envolve os 214 alunos, por isso, considera importante a cada encontro saber mais de como atuar em sua própria unidade com o alunado e os pais.

“Além das informações da Semed, nós procuramos buscar a experiência obtidas com as demais escolas, ou seja, fazemos uma troca de informações. Fazemos a adaptação de acordo com a realidade da escola. Como nosso trabalho é com uma clientela de 4 e 5 anos da educação infantil, a gente busca formá-los para que mais tarde chegar no Ensino Fundamental com uma base, principalmente com nossos projetos de leitura e matemática.”, salientou.

Izilene Gomes da Silva é outra gestora que participa desde o início das reuniões e sempre coloca em prática nas ações, programas e projetos da Escola Municipal Bióloga Adolpho Ducke, as orientações da Semed.

“A cada encontro tem algo novo, onde a equipe da DDZ nos orienta a parte educacional e pedagógica. Tudo que é colocado neste momento é feito um trabalho com bastante afinco na escola por todos os professores e a comunidade, em que visamos o aprendizado, a melhoria e a busca de índices melhores na educação. Esse ano tivemos 3,5 no IDEB, mas foi nossa primeira participação, mas o trabalho continua para alcançarmos nossa meta de 5,8 em 2015.”, avaliou.

No encontro, houve a troca de experiência da Escola Municipal Léa Alencar, que obteve a nota 7,1 no IDEB, com outros gestores. A próxima reunião deve acontecer no próximo dia 23 de outubro.

 

TEXTO: PAULO ROGÉRIO VEIGA

FOTOS: LTON SANTOS

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054