28/08/15 | 11:40
Reunião de Comitê Gestor avalia ampliação dos programas do Instituto Ayrton Senna nas escolas da Semed

Reuniao Gabinete Instituto Airton Senna. Fotos Cleomir (3)Traçar estratégias e ampliação dos programas de reforço escolar “Acelera”, “Pit Stop”, “Fórmula da Vitória” e “Se Liga”, disponibilizados desde o início do ano pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) as escolas da rede municipal de ensino, foram os principais objetivos da 3ª reunião do Comitê Gestor, formado por integrantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e IAS, realizado, nesta quinta-feira, na sede da Semed, zona Centro-Sul.

A reunião visou, ainda, discutir a ampliação dos atendimentos dos projetos Se Liga e Acelera para mais alunos com distorção idade e série. Hoje, são atendidos 119 escolas com os dois projetos. Assim como a implementação do programa Fórmula da Vitória e Pit Stop para mais estudantes. Atualmente, os dois programas atendem 73 unidades de ensino, totalizando um total de 10 mil crianças nos quatro projetos da IAS.

A gerente de projetos do IAS, Rita Paulon, informou que Manaus foi a primeira capital do país onde houve facilidade na implantação e desenvolvimento dos programas. Por isso, segundo ela, se tem alcançado bons resultados nesse primeiro momento com os alunos.

Reuniao Gabinete Instituto Airton Senna. Fotos Cleomir (26)“Quando se fala de facilidade, se tem um ponto fundamental que é o trabalho de composição junto com a equipe da Semed. Nós temos uma abertura bastante positiva, de realizar um trabalho de parceria. A gente observa um trabalho de muita composição para acontecer bons resultados nas escolas”, disse.

A coordenadora municipal do IAS na Semed, Neuza Viana, explicou sobre os avanços obtidos na rede de ensino com a implantação dos programas e, principalmente, a importância da reunião para buscar novas metodologias para o bom andamento do processo de ensino aprendizagem.

“Foram apresentados dados sobre o desenvolvimento das habilidades dos alunos atendidos pelos programas, como leitura, produção textual, frequência de professor e alunos. São informações fundamentais para nortear as tomadas de decisões mínimas ou de maior amplitude em prol dos programas”, explicou.

Reuniao Gabinete Instituto Airton Senna. Fotos Cleomir (35)Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, a Semed vem conseguindo imprimir na rede, com os educadores, um processo de gestão organizado, onde estão conseguindo internalizar que a secretaria não deve ter medo de ser avaliada, mas sim ter cooperação.

“É por meio desses olhares externos que a gente se afirma como uma rede forte, sólida, com conteúdos, com compromisso e, de fato, realiza um trabalho de educação, que não deixa nada a desejar, em relação ao que é feito na rede privada da cidade”, reforçou a secretária.

A 3ª reunião do Comitê Gestor contou, ainda, com a presença da subsecretária de Gestão Educacional, Euzenir Trajano, e demais técnicos da secretaria e do instituto que acompanham a execução dos programas em Manaus.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054