20/10/17 | 16:21
Resultados alcançados no 3° bimestre são apresentados em painel pedagógico

Diretores, chefes e gerentes pedagógicos se reuniram, na manhã desta sexta-feira, 20/10, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na Avenida Mário Ypiranga, bairro Parque Dez, na zona Centro-Sul de Manaus, para a apresentação dos resultados do 3º bimestre das escolas da rede municipal de ensino. Foram apresentados índices de aprovação, taxa de acertos na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e taxa de abandono.

Foi identificado um salto quantitativo em diversos itens. A taxa de aprovação dos alunos da rede municipal, aumentou em 5,9% em comparação com o 3º bimestre de 2016. Outras áreas que evoluíram foram as de correção de fluxo e do abandono, que tiveram redução nos índices. Até agora, foram registrados apenas 0,4% de abandonos. O trabalho a ser realizado a partir de agora é para que os abandonos em potencial, que chegariam a 4,1% de alunos de toda a rede, não se caracterizem, e o índice ao final do ano não ultrapassem 1,4% de abandono. Esses resultados apurados são colhidos a partir do momento que as escolas alimentam o Sistema Integrado de Gestão do Amazonas (Sigeam) e geram relatórios sobre o rendimento geral da secretaria.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, afirmou que esses resultados positivos são resultados de uma estruturação profunda realizada na secretaria, desde 2014, na área pedagógica. Mas ela lembra que, embora a secretaria tenha atingido esses números expressivos, o ano letivo não acabou e é preciso se concentrar para continuar oferecendo educação básica de qualidade para os alunos.

“Estamos cumprindo 80% do currículo, mas isso não significa algo positivo. Até o final do ano, vamos nos esforçar para que os nossos alunos possam ter 100% do currículo oferecido, dando assim, uma educação de maior qualidade para eles”.

A coordenadora da Gestão Integrada da Escola (Gide), Musa Varela Rosas, explicou como esses dados são importantes na criação das políticas da Semed. “Esse produto final é o resultado de toda uma ação estratégica que as lideranças exercem, gestores, chefes e a juntamente com os professores. Todas essas ações em prol de saber onde estão essas lacunas críticas para que a gente possa melhorar cada vez mais. Esse ano, a taxa de aprovação está mais alta que nos outros. E no terceiro bimestre sempre havia uma queda nesse índice de aprovação. Neste, crescemos expressivamente em relação aos anos anteriores”.

Um dos pontos mais importantes do encontro foram os resultados positivos obtidos pelas escolas estratégicas.

As escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2 foram as que apresentaram o maior índice de aprovação no 3º bimestre. A chefe da DDZ, Socorro Duarte, acredita que esse sucesso é fruto de um trabalho coletivo desenvolvido por todos e destacou que todas as DDZs estão felizes com os resultados alcançados.

“Os resultados refletem o trabalho qualitativo que as DDZs têm realizado em suas áreas. Eu acredito que hoje a gente vê uma secretaria onde não existe só uma DDZ que está crescendo, todas estão. Isso é o fruto do amadurecimento de um trabalho que a gente vem realizando, principalmente, entre as próprias chefes de divisão. Hoje, temos uma equipe de chefes que vieram das pontas, das escolas, somos ex-gestoras, estivemos há pouco tempo lá na escola, então conhecemos a realidade e podemos fazer as devidas inferências nessa realidade e eu penso que temos colocado ações realmente eficientes e eficazes e é possível ver esse resultado hoje, no painel”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Martha Bernardo/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054