10/08/12 | 15:55
Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação participam de inauguração de Telecentro.

Palavras como sucesso, atitude, oportunidade, futuro, criatividade e compromisso foram alguns dos benefícios do Telecentro que estavam estampados no hall da Escola Mul. José Garcia Rodrigues localizado na Comunidade Santa Inês, Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus.

Nesta quinta-feira, (9), a Escola Mul. José Garcia Rodrigues que atende 1.100 alunos do 1° ao 9° ano, Programa de Aceleração da Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos recebeu em sua estrutura o 117° telecentro. A inauguração contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além de gestores, professores, alunos e comunitários.

Segundo Mauro Lippi, o convênio da Prefeitura de Manaus com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) permitirá a execução e o cumprimento da meta de inaugurar até o final do ano 219 telecentros em escolas municipais.

“A entrega de 117 telecentros nas escolas municipais não é uma marca comum para ser inaugurado. Alunos de 219 escolas municipais estão sendo agraciados com esta oportunidade de ter ao seu lado esta ferramenta educacional no trabalho de pesquisa, acesso à informação global para acompanhar os acontecimentos de nossa cidade e nosso país. É mais uma oportunidade de aprendizado”, ressaltou o Secretário.

Segundo Lippi, os pais também serão beneficiados com a entrega dos telecentros. “Os pais além de terem a oportunidade de utilizar o telecentro, não terão mais a preocupação de ver seus filhos frequentarem as lan houses e sim um ambiente seguro da escola sendo acompanhados pelos professores e pedagogos”, explicou Lippi.

Os representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação –  Secretaria de Ciência e Tecnologia para inclusão Social (SECIS)/Departamento de Ações Regionais/Inclusão Digital estiveram em Manaus para acompanhar o andamento das implantações dos telecentros nas escolas municipais.

De acordo com o Analista Técnico, Cezário de Souza, o MCTI disponibiliza recursos para todo o Brasil por meio de chamamento público, no caso de Manaus, uma emenda parlamentar no valor de R$ 12 milhões.

“Em Manaus esse recurso é destinado para a compra de equipamentos para a estrutura de 219 telecentros. O Convênio ainda está em vigência até o final deste ano. O propósito da visita é acompanhar as montagens destes telecentros. Quanto ao objetivo da secretaria é de incluir digitalmente os excluídos e temos tido sucesso neste processo. É um projeto exemplo na área de inclusão digital”, explicou o analista.

“É uma contribuição para o maior aprendizado dos alunos e será de grande importância para a comunidade em vários fatores como o acesso à internet e globalização. Essa oportunização não diz respeito somente aos alunos, mas a comunidade em geral que sai ganhando em vários sentidos”, afirmou a gestora da escola, Joelma Tereza Pimentel Arcanjo.

Para a mãe e comunitária, Aldeci Pereira de Sousa, 40, o novo espaço ajudará a afastar seus filhos da lan house. “Tenho 5 filhos que estudam na escola e será muito bom saber que agora eles estarão pesquisando seus trabalhos dentro da escola. Hoje em dia não existe nada que não é relacionado ao computador, então, os alunos precisam mesmo desse espaço”, enfatizou a comunitária.

O aluno do 9° ano, Yves Matheus Araújo, 14, acredita que o Telecentro facilitará a sua vida de estudante. “Acho interessante ter esse espaço na escola, pois nos ajudará bastante em nossas pesquisas. Gosto muito de utilizar internet para pesquisar assuntos interessantes para fazer os meus trabalhos”, afirmou o aluno.