12/11/14 | 14:47
Representantes de escolas se reunem para preparar o II Circuito Educacional de Jogos Matemáticos

 A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu nesta quarta-feira, 12,  representantes de escolas da rede da Divisão Distrital Zonal (DDZ) 4 para preparar o II Circuito Educacional de Jogos Matemáticos, que acontecerá no dia 17 de novembro. O evento envolverá 23 alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas modalidades de xadrez, domino e dama. Os jogos serão em formado de eliminatória simples, sendo que os três primeiros colocados serão premiados com medalhas.

 

O encontro reuniu representantes das escolas municipais participantes, no auditório da Escola Municipal Raimunda Teodoro Botinelly Assumpção, localizada no Riacho Doce II, Cidade Nova – zona Norte da cidade.

Na ocasião, os educadores responsáveis pelas escolas participantes do evento tiraram dúvidas, ficaram a par das diretrizes, normas, regulamento, sistema de jogos, enfim, todos os parâmetros que norteiam a competição.

Para o assessor de matemática e ciências da DDZ 4, Gilmar Barbosa, o encontro serviu para discutir e definir alguns pontos importantes durante os jogos, mas ele fez questão de ressaltar o valor pedagógico das modalidades como ferramenta auxiliar no ensino da matemática.

“Nós orientamos os educadores de cada escola sobre o regulamento de xadrez, dama e dominó. A contribuição dos jogos é fantástica. Faz com que o aluno desenvolva o aspecto de racionalização da matemática e da concentração no processo de ensino aprendizagem. Esses jogos têm contribuído para o ensino da disciplina, onde professores tem percebido o progresso dos alunos”, comentou. Ele disse que a DDZ fez uma visita às escolas para orientar os educadores de como trabalhar de forma correta nesse contexto.

A Escola Municipal César Augusto Bezerra Galvão, bairro Alfredo Nascimento, é uma das participantes do II Circuito Educacional, mas com apenas um aluno, na dama. Segundo a professora, Marta Sueli, foi realizado uma seletiva interna, com a participação de cerca 20 alunos, para indicar o representante da escola no evento.

“As atividades são uma ferramenta muito boa, porque trabalha o raciocínio lógico, desenvolve a criatividade, a concentração, a atenção, em que tudo envolve a matemática. Para fazer uma atividade dentro da matemática, é preciso desses requisitos, pois o circuito é muito importante dentro da educação para os alunos. Se todos pudessem participar, seria excelente”, disse.

Com três alunas, nas modalidades de xadrez, dama e dominó a Escola Municipal Djalma Passos, no Campo Dourado, vem trabalhando com as crianças os jogos no auxílio do ensino da matemática.

“Os jogos ajudam no desenvolvimento e raciocínio lógico de cada criança, que participam de uma atividade dessa natureza, pois é muito importante, porque sabemos que os alunos tem muita dificuldade na aprendizagem da matemática e língua portuguesa. Esses jogos vêm contribuir para o desenvolvimento de nossos alunos. Quando eles começaram a praticar essas atividades dentro do Programa Mais Educação, que tem o xadrez na escola, os alunos melhoraram muito em relação as disciplinas nas salas regulares.”, explicou.

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga