11/09/15 | 13:20
Representantes de 66 escolas municipais participam de Congresso Técnico da 18ª Municipíadas

Congresso Técnico Municipíadas. Aud. DDPM. Fotos Cleomir (5)Representantes de 66 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de todas as zonas geográficas da cidade, participaram na manhã desta sexta-feira, 11, do Congresso Técnico da 18ª Municipíadas com tema “Cultura de Paz e Solidariedade construindo uma sociedade onde todos têm direito de aprender”. O evento foi realizado no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria, na Avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus.
Com cerca de 1,5 mil alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que participarão dos jogos, a coordenação geral da 18ª Municipíadas discutiu com os professores de Educação Física das escolas municipais finalistas alguns pontos importantes do evento, como sistema de disputa, sorteio das chaves e a organização geral.
Congresso Técnico Municipíadas. Aud. DDPM. Fotos Cleomir (13)De acordo com uma das coordenadoras da Municipíadas, Eneida Afonso, a reunião é importante para definir tudo sobre os jogos que terão, na próxima quinta-feira, 17, às 9h, no Clube do Trabalhador, zona Leste da cidade. Segundo ela, o congresso é fundamental para passar as informações aos responsáveis pelas diversas modalidades da fase final, que ocorre de 19 a 28 deste mês.
“O congresso é o momento mais importante da competição, porque sem ele não se consegue realiza-la. É preciso saber onde serão os locais da competição, quem serão os coordenadores, quais os uniformes dos alunos, horário e tudo mais sobre o evento. Esse encontro é na verdade como se organiza toda competição, porque é uma competição escolar, onde o professor tem que ter responsabilidade de acompanhar antes, durante e depois das atividades os alunos”, explicou Eneida.
Congresso Técnico Municipíadas. Aud. DDPM. Fotos Cleomir (16) A Escola Municipal Manoel Adriano, localizada na Rodovia AM 010, Km 42, no Ramal São Francisco, participará do atletismo, das provas de arremesso de peso, e do salto em distância. Fora da disputa do ano passado, o professor de Educação Física, Lazaro Haiden, disse que levar os alunos para Municipíadas, é algo novo, principalmente, pelo lado social de crianças que moram longe da cidade.
“É interessante participar das disputas, porque os estudantes da zona Rural terão essa chance de sair da área que vivem. É uma novidade para muitos, que ainda não participaram dessa modalidade. Será um bom aprendizado e um fator externo que vai contribuir para aprendizagem do alunado”, comentou, ao destacar que o atletismo será disputado na Vila Olímpica de Manaus, no dia 24 de setembro.
Com um total de 30 alunos no atletismo e 10 no futsal infantil masculino, a Escola Municipal São Luiz, bairro Colônia Antônio Aleixo, terceira colocada na classificação geral da Municipíadas de 2013, está motivada para participar da competição. Segundo o professor de Educação Física, Emanuel Rabelo, o congresso foi bom para esclarecer algumas dúvidas.
“Conseguimos suprimir nossas expectativas do congresso para saber como vamos nos nortear, ou seja, o que a gente vai trabalhar e os dias que vamos participar. Para alguns alunos, é a primeira experiência, em que eles vão sair do bairro onde moram, para outra área. Tudo para os nossos alunos é novidade, pois toda vez que participam dão o melhor”, salientou.

Texto: Paulo Rogério Veiga
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054