10/12/14 | 15:29
Representantes de 62 municípios participam de 2° Encontro de Tecnologias na Educação

Representantes dos 62 municípios do Amazonas se reuniram, na manhã desta quarta-feira, 10, para participar do 2º Encontro de Tecnologias na Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O encontro aconteceu no Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan/Seduc), no bairro Japiim, Zona Sul de Manaus.

 

De acordo com Helena Pontes, que é coordenadora estadual do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) pela Undime Amazonas, encontro tem como principal objetivo fazer uma avaliação do trabalho anual da Undime nos municípios do Amazonas que utilizaram o Proinfo Integrado, que é um programa do Ministério da Educação (MEC), para a formação de professores.

 

“O programa de formação funciona durante todo o ano com a formação deprofessores/tutores que fazem a formação dos professores/alunos. Hoje, nós nos reunimos para fazermos uma avaliação do que foi trabalhado, pois a nossa educação é trabalhada na modalidade a distância, fazendo com que tenhamos diversas dificuldades, que também são colocadas durante o encontro. Temos como objetivo a melhoria da qualidade de ensino, para que possamos dar oportunidade para professores e, consequentemente, aos alunos que, utilizando a tecnologia na educação, possa ocupar seu papel de cidadão na sociedade globalizada e ter acesso a tecnologia de ponta”, informou.

 

Para Lizandro Barboza, que é coordenador do Proinfo Integrado no município de Tabatinga, o encontro serve como forma de troca de experiências entres os representantes dos municípios e destacou a tecnologia como aliada do professor em sala de aula.

 

“O encontro é inovador, uma vez que estamos numa área de fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, ainda temos 3 mil indígenas Ticunas que estamos alfabetizando aos poucos, mas primeiramente estamos conseguindo formar os educadores. É um encontro ímpar, onde a Undime, o MEC e os secretários municipais de educação e seus representantes presentes, estão vendo que a educação não tem como parar no século 21, pois as tecnologias estão aí e devem ser aliadas no dia a dia do professor e não distanciadas. Não queremos ter alunos analfabetos da tecnologia, aquele que tem, mas não sabe usar. O trabalho de 2014 em Tabatinga foi bastante positivo, foram 35 professores/alunos inscritos, 28 aprovados, 3 reprovados e 4 desistentes. É um numero bom, até mesmo pela reprovação, pois mostra que não é apenas um curso para dar certificado e sim para dar aprendizado, há uma cobrança e esperamos bons resultados”, relatou.

O encontro continua até sexta-feira, 12, onde ainda devem ser discutidos os planos e as metas para 2015, como destacou Helena Pontes. “Pretendemos continuar nossa parceria com a Seduc, UEA e outras empresas parceiras, para manter essa socialização entre os municípios, levando tecnologia com educação para um numero maior de pessoas”, informou.

Até setembro de 2014, o Proinfo Integrado já havia aprovado 2.945 professores/alunos, de 39 municípios. Os professores têm aulas de Linux Educacional, além das modalidades de Introdução da Educação Digital, Tecnologias na Educação, Elaboração de Projetos e Redes Socais. A previsão é que para 2015 sejam ofertadas 4.845 vagas para os 62 municípios do Amazonas.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo