19/08/14 | 16:29
Representantes da Semed participam de encontro que discute a melhoria da educação

Representantes de 62 municípios do Amazonas, entre secretários municipais de educação e de gestão de finanças, começaram a participar nesta terça-feira, 19, do Ciclo de Seminários, com o tema “A melhoria da gestão municipal para cumprir o direito à educação”. O encontro com os educadores é em tempo integral e vai até sexta-feira, 22.

Promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Seccional-AM, o encontro ocorre no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Foram abordados no primeiro dia da reunião, “PDDE Interativo” e “Mais Educação”, com a palestrante Michelle Evangelista dos Santos; “Contextualização dos resultados das avaliações educacionais”, com Jecicleide Oliveira do Nascimento; “Educação 100% Inclusiva”, com Reni Formiga, e “Proinfo”, com a palestrante Maria Helena Silva Pontes, coordenadora da Undime-AM.

O secretário da Semed, Humberto Michiles, abriu o ciclo de seminários, destacando o trabalho da pasta para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem no município. Ele lembrou a importância da educação dentro da sociedade.

“A Semed não apenas participa, mas apoia esse encontro na medida em que oferece estrutura e profissionais para suporte às secretarias de educação de outros municípios. Fazer educação com qualidade é um grande desafio, principalmente para as cidades mais distantes da capital. É necessário que ocorram esses encontros para a troca de experiência e o fortalecimento da educação. A escola pública tem de ser um instrumento de ascensão social, ou seja, onde a criança pobre consiga realizar seu sonho de vencer na vida”, comentou ao ressaltar que o encontro serve para fortalecer parcerias de todos os responsáveis pela educação no Estado.

Segundo o presidente da Undime-AM, Luiz Oliveira Gonçalves, o principal foco do encontro dos profissionais da área é a elaboração do Plano Municipal de Educação. Ele explicou que as secretarias municipais precisam finalizar o plano, no máximo até final do ano, por isso o evento servirá também de suporte para a elaboração de novas ideias.

“Nós precisamos desenhar e pensar a educação de cada município por 10 anos, de acordo com o Plano Municipal de Educação, que é uma meta essencial. Esse encontro é importante porque fortalece os secretários de educação e o sistema de ensino. Técnicos do FNDE e do MEC estarão conosco para falar um pouco da política e dos programas que estão sendo implementados em nossa educação”, disse.

Com um efetivo de 50 escolas municipais, com cerca de 3,6 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Indígena, a Secretaria de Educação do Município de Envira (a 1.208 quilômetros da capital) é uma das participantes do evento. Para a secretária de educação da localidade, Antonia Rosely Bernardino de Araújo, o ciclo é uma ótima oportunidade para debater os problemas e encontrar soluções para a temática da educação.

“Participar desse momento é muito importante porque além dos conhecimentos que vamos adquirir, acabamos fazendo um intercâmbio bom, que vai ajudar muito a resolver as dificuldades que os secretários têm diante da logística de locomoção para chegar aqui. O seminário vai ajudar bastante na gestão da secretaria, pois fazer educação no Brasil não é fácil”, destacou.

Programação:

19 de agosto de 2014

8h30 – Abertura do Evento

9h – PDDE Interativo

Articulador/a: Michelle Evangelista dos Santos

09h45 – Contextualização dos resultados das avaliações educacionais

Articulador/a: Jecicleide Oliveira do Nascimento

10h30 – Intervalo

10h45 – PNAIC

Palestrante: Edmilza dos Santos Ferreira

12h – Almoço

14h30  – Mais Educação

Articulador/a: Michelle Evangelista dos Santos

15h30 –Educação 100% Inclusiva

Palestrante: Reni Formiga

16h30 – Intervalo

16h45 – Proinfo

Palestrante – Maria Helena Silva Pontes -Coordenadora pelaUNDIME-AM

17h30 – Curso Formação Pedagógica – Reunião Executiva – CEPAN/SEDUC

18h – Encerramento

20 de agosto de 2014

8h30 – Palestra: Elaboração ou reelaboração do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração

Palestrante: Sandra Helena Ataíde de Lima

10h30 Intervalo

10h45 – Fora da escola não pode!

Palestrante: Unai Sacona – UNICEF

12h Almoço

14h30 – Palestra: Elaboração ou reelaboração do Plano Municipal de Educação Palestrante: Sandra Helena Ataíde de Lima

16h30 – Intervalo

16h45 – Iniciativa “De Olho nos Planos”

Articulador/a: Jecicleide Oliveira do Nascimento

Michelle Evangelista dos Santos

18h – Encerramento

 

21 de agosto de 2014

8h30 – Uso pedagógico da Provinha Brasil

Articulador/a: Jecicleide Oliveira do Nascimento

9h15 – SINGART  – PAR

Palestrante: FNDE

12h15 – Almoço

14h30 – SigPC

Palestrante – FNDE

9h15 às 17h30 – Atendimento Individual, em stand, pela equipe do FNDE.

17h30 – Encerramento

 

22 de agosto 2014

 

8h30 – Conselhos Escolares – (aguardando resposta da coordenação do MEC)

Palestrante – Frida da Silva Souza

Norma Elaine Medeiros

10h00 – Intervalo

10h30 – Educacenso –

Palestrante – Cíntia Almeida – INEP -Censo escolar/MEC

12h Almoço

14h30 – Reunião com membros da UNDIME-AM

16h –30 – Encerramento

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos