04/05/18 | 11:28
Representante do BID participa de reunião sobre Proemem

Em reunião na tarde de terça-feira, 03/4, a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, acompanhada do coordenador executivo do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), André Cabral, chefes de departamento e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentaram o andamento da implantação do programa ao representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Hugo Flórez Timoran.

A secretaria enfatizou que nos últimos anos a Semed montou um plano estratégico, embasado em técnica e uma gestão democrática, para melhorar a qualidade de ensino, trabalhando com  programas voltados para melhoria e aprendizagem dos alunos no reforço escolar, a introdução de avaliações permanentes, acompanhadas e monitoradas, com plano de ações de intervenção imediata e a valorização dos professores.

“O segredo da gente é ter feito primeiro um planejamento estratégico, envolvendo a boa parte da rede. Depois traçamos nossos passos, a partir de um diagnostico profundo das nossas principais limitações e do nosso maior potencial que são nossos professores, gestores e alunos”, disse.

De 2015 a 2017, 15 mil alunos foram atendidos pela Semed em programas e ações de reforço escolar e correção de fluxo, que têm a finalidade de reduzir os índices de reprovação e de distorção idade-série. Além disso, a rede municipal de ensino conseguiu diminuir nos últimos cincos anos, em 84% o nível de abandono em toda rede.

Sobre as ações do Programa de Expansão o coordenador executivo André Cabral, ressaltou que uma das creches está com 70% obra concluída e detalhou o andamento do processo licitatório para construção dos quatro primeiros Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes).

“A Licitação Pública Nacional para a contratação  das empresas está em curso na subcomissão de financiamentos internacionais da Comissão Municipal de Licitação (CML), já houve a sessão de abertura das propostas e, agora, está sendo feita a análise da documentação”, explicou.

Serão construídos 9 Cimes e sete creches, totalizando 25 novas unidades financiadas com recursos do BID, no valor de US$ 52 milhões, aproximadamente R$ 167 milhões. Cada Cime reunirá na mesma área um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) e uma escola de Ensino Fundamental, que  irá gerar cerca 1.200 novas vagas, distribuídas em três de turnos de aula.

Hugo Flórez Timoran destacou que o Proemem é considerado um Projeto importante para a instituição que representa. “Sabemos que esse projeto é muito importante, que o foco dele é  beneficiar muitas pessoas, prova disso são dados que foram apresentados hoje, por isso, apoiamos a causa e ficamos felizes com o que foi mostrado aqui”, destacou.

 

Texto: Emerson Santos

Fotos: Taianna Castro

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054