06/01/14 | 15:07
Rematrícula termina nesta terça-feira e novas matriculas iniciam um dia depois

Termina nesta terça-feira, 7 de janeiro, o prazo para solicitação de rematrícula, transferência e reordenamento dos alunos da rede municipal de ensino. Os responsáveis devem procurar as escolas municipais e estaduais que servem de posto de matrícula e formalizar o pedido. Todos os alunos que fizeram o ano letivo de 2013 em uma escola municipal têm vaga garantida para este ano. Somente no primeiro dia, mais de 13 mil alunos foram rematriculados.

A gerente de matrícula da Semed, Darlene Liberato, explicou que o processo correu de forma tranquila e que a secretaria buscou todas as formas de atender a população. “Tivemos um processo mais tranquilo este ano e quando não havia mais vaga na escola solicitada, encaminhamos o aluno para unidade mais próxima. Ninguém ficou de fora neste processo da rede municipal”, afirmou Darlene.

Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação

O reordenamento é o processo de matrícula em que o aluno do ensino fundamental segue para o ensino médio, ou um aluno da educação infantil vai continuar seus estudos no ensino fundamental. Este período compreende várias mudanças de escolas para os alunos e gera um volume de matrículas muito grande nas redes municipal e estadual de ensino.

“No reordenamento, nós buscamos colocar o aluno em escolas próximas da escola de onde ele migrou, para que ele sempre estude próximo de casa”, explicou Darlene Liberato.

Novas Vagas

A partir da próxima quarta-feira, 8, será iniciada a fase de matrícula para novos alunos. Os responsáveis poderão fazer a solicitação de vaga por meio do site www.matriculas.am.gov.br. Após o cadastro, o site abre uma lista com as escolas e séries em que há vagas, bastando clicar na opção desejada para reservar o pré-cadastro de matrícula, que será confirmado com a entrega dos documentos do aluno na escola em que ele estudará.

“A navegação é muito fácil e autoexplicativa. O período de matriculas para alunos novos vai do dia oito até o dia 13 de janeiro e é importante que os pais se atentem para as datas”, ressaltou Darlene Liberato.