30/08/12 | 13:54
Inscrições abertas para o Prêmio Destaques Pedagógicos 2012

Reconhecer as experiências e ações pedagógicas na Rede Municipal de Ensino é a ideia principal do Prêmio Destaques Pedagógicos 2012 que abriu as inscrições neste mês e visa efetivar as práticas em sala de aula dos Programas Viajando na Leitura, Matemática Viva, Alfabetizando na Hora Certa e iniciativas pedagógicas das várias  modalidades de ensino. Neste ano, o prêmio abrange ainda a área de Coordenação Pedagógica (direcionado aos pedagogos).

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro de 2012, nas Divisões Regionais de Educação da jurisdição dos professores e pedagogos candidatos.

Segundo a Diretora do Departamento de Gestão Educacional, Profª Wissilene Brandão, o Prêmio Destaques Pedagógicos 2012 tem como objetivo laurear professores em exercício da docência e pedagogos lotados nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

“É uma premiação dos professores e pedagogos que  tenham produzido experiências, projetos ou promovido ações pedagógicas no ano letivo de 2012 mediante a efetivação de práticas oriundas dos Programas Municipais e/ou iniciativas pedagógicas de excepcional relevância para a melhoria da qualidade do ensino”, ressaltou a Diretora.

Podem participar todos os professores em exercício da docência e pedagogos, lotados nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Manaus durante o ano letivo de 2012 ( Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, incluindo turmas do Programa de Aceleração de Aprendizagem, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Escolar Indígena e da Educação Especial).

Os projetos dos professores podem apresentar  temas diversificados, que contemplem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs ou Temas Sociais Contemporâneos (Educação das Relações Etnicorraciais, Educação Ambiental, Educação Fiscal) e/ou outros; contanto que correspondam respectivamente a uma das categorias do concurso.

Já a participação dos Pedagogos deve acompanhar as linhas de pesquisas voltadas ao incentivo e a participação da família na educação dos filhos; a melhoria do rendimento e/ou que promovam o combate à evasão escolar, à violência, ao bullying ou às drogas e o efetivo assessoramento pedagógico aos professores como mediação do processo de ensino aprendizagem.

A escolha dos premiados acontecerá em 2 (duas) etapas:  A 1ª Etapa será realizada  em cada Divisão Regional. As Comissões Regionais indicarão os 3 (três) melhores trabalhos de cada uma das modalidades apresentadas em cada categoria, totalizando 18 (dezoito) trabalhos, e enviarão à SEMED / Departamento de Gestão Educacional de 24 a 28 de Setembro de 2012.

Na 2ª Etapa concorrerão os indicados da 1ª etapa.  Os resultados serão tornados públicos em cerimônia de premiação na semana comemorativa ao Dia do Professor.

Os candidatos deverão entregar na Divisão Regional de Educação o material e documentação com a apresentação do Projeto em uma via impressa digitada e encadernada, acompanhada de CD-ROM.

O concurso é promovido  pela Prefeitura Municipal de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, através da Comissão Organizadora formada por 1 (um) representante do Departamento de Gestão Educacional – DEGE; 1 (um) representante da Assessoria Jurídica e 1 (um) representante do Gabinete da Subsecretaria de Gestão Educacional.

Mais informações: Subsecretaria de Gestão Educacional/ Departamento de Gestão Educacional – SEMED, Av. Mário Ypiranga, nº 2549, sala 205, telefone 3632-2350.

Confira o regulamento:

Regulamento Destaques 2012