01/12/14 | 18:08
Reforço Escolar beneficia mais de 5 mil alunos da rede municipal

Cerca de 5 mil alunos da rede municipal de ensino participaram do Projeto Reforço Escolar – Tempo de Superação durante o ano de 2014. Nesta segunda-feira, 1º, houve o encerramento das atividades do programa deste ano. Alunos, gestores, professores e demais envolvidos no projeto participaram da cerimônia. O evento foi no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul, e contou com a presença de 150 pessoas.

O projeto é realizado pela Semed em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (ESPI). “O reforço escolar foi realizado em 153 escolas, beneficiando 5.474 alunos do 2º ao 7º ano, no contraturno, duas vezes por semana em cada escola contemplada. Ao total foram 170 bolsistas do Programa Bolsa Universidade”, explicou a coordenadora do projeto na Semed, Neuza Telles Viana.

Os universitários beneficiados pelas bolsas da ESPI atuam como monitores do reforço na sala de aula. Eles são alunos dos cursos de Pedagogia e licenciatura em Língua Portuguesa e Matemática.

O encerramento foi marcado por relatos de experiência de gestores, de bolsistas e de alunos da rede pública que foram beneficiados com a ação pedagógica. Houve, ainda, jograis, apresentações culturais, interpretação de poemas e de exposições dos trabalhos desenvolvidos nas escolas que foram contempladas pelo projeto, de formações obtidas pelos bolsistas, por formadores da Semed, por meio de banners.

“Vemos este trabalho como uma iniciativa positiva. Ficamos felizes em fazer parte deste projeto e dos resultados alcançados nas escolas públicas de nossa cidade. Desde já nos colocamos a disposição na concessão de mais bolsistas para próximo ano”, disse a diretora presidente da ESPI, Maria Luiza Beça.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, destacou os avanços verificados o Projeto Tempo de Superação.

“Este projeto veio preencher a lacuna de aprendizagem que alguns dos nossos alunos dos inicias apresentam. É reforço no aprendizado de nossos alunos. Ele nos ajuda a combater o abandono escolar, porque muitos alunos saem pela dificuldade que encontram com certas disciplinas. Contribuiu, ainda, para diminuir os índices de reprovação e, consequentemente, a qualidade de ensino na rede publica de ensino”.

A fim do evento foi entregue certificados aos bolsistas que participaram do projeto durante o ano de 2014.

 

TEXTO: Emerson Felipe

FOTOS: Rodemarques Abreu