19/01/16 | 8:23
Rede pública alcança mais de 47 mil novos alunos matriculados

Transferencia dos alunos da rêde Pública. Fotos Cleomir (3)Mais de 47 mil novos alunos se matricularam em escolas públicas municipais e estaduais de Manaus e do interior do Estado, até as 17h desta segunda-feira, 18. Deste total, 43.389 foram online e 4.150 foram presenciais da rede pública de ensino de Manaus e do interior.

Esse quantitativo de matrículas online já é 428% superior ao registrado durante toda a matrícula web de novos alunos de 2015, o que significa dizer que 35.172 pais ou responsáveis a mais do que no ano passado deixaram de enfrentar filas para garantir vaga na rede pública de ensino. Em 2015 foram registradas um total de 8.217 matrículas, via web, durante o período de atendimento de novos alunos.

Juntas, as secretarias Municipal e Estadual de Educação (Semed) e (Seduc) disponibilizam 185.228 vagas para novos alunos neste ano letivo de 2016, das quais 58 mil são para a rede municipal de ensino e 127.228 para a rede estadual, sendo 64.260 vagas para escolas estaduais da capital e 62.968 para as unidades instaladas nos 61 municípios do interior do Estado.

Os pais ou responsáveis de novos alunos terão até a próxima sexta-feira, 22, para acessar o portalwww.matriculas.am.gov.br, preencher o formulário e reservar a vaga online. Após essa fase, o responsável terá 48h para ir até a escola onde conseguiu a vaga do estudante com os documentos necessários, que são originais e cópias da certidão de nascimento; carteira de vacinação (conforme a Lei); comprovante de escolaridade (que é a declaração ou transferência do aluno); comprovante de residência e duas fotos 3×4.

Para os pais que não têm acesso à internet, há mais 700 escolas municipais e estaduais disponíveis para o atendimento presencial. Nesta segunda-feira, 18, o cronograma de atendimento deu início com a Educação Infantil; na terça-feira, 19, serão para novos alunos de 1º ao 5º do Ensino Fundamental e EJA 1º segmento; na quarta-feira, 20, será a vez do 6º ao 9º ano e EJA 2º segmento e no dia 21, para o Ensino Médio e EJA Médio. Todos esses atendimentos se estenderão até a sexta-feira, 22.

“As matrículas on-line não seguem esse cronograma. É possível matricular o aluno de qualquer modalidade de ensino desde domingo (17), o que é uma outra vantagem. Quem optar pelo atendimento presencial, fuja das escolas com fila. Dormir em fila não garante vaga. Enquanto um pai dorme na fila, um outro vai a uma escola com pouca ou nenhuma espera e consegue matricular o filho. É importante ressaltar também que qualquer escola da Semed matriculará novos alunos da Seduc e vice-versa”, explicou a secretária da Semed, Kátia Schweicardt.

Expectativa de atendimento

A rede municipal de ensino tem uma estimativa de atendimento de 231.531 mil alunos para este ano, número 1,26% superior ao do ano passado, que foi de aproximadamente 228,5 mil. A capacidade da rede, no entanto, tem a capacidade de atender 248 mil estudantes. Deste montante, a Semed já possui 173.870 alunos rematriculados.

Para atender este crescimento no número de estudantes, a Semed publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 5 de janeiro, a convocação de 366 novos servidores entre professores e técnicos administrativos, para atuarem nas escolas municipais. Os mesmos estão em fase de entrega de documentação para tomar posse e assumir os cargos até o início de fevereiro. Todos deverão estar lotados até o dia 11 de fevereiro, quando começará o ano letivo da rede municipal de ensino.

 

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054