20/02/20 | 11:15
Rede municipal reduziu em 84,4% o abandono escolar

Área prioritária e uma das que recebem maior investimento na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a educação municipal superou todas as metas de 2019. A Prefeitura de Manaus alcançou a aprovação de 95,1% dos alunos da rede básica de ensino – a meta era de 94,89% – e reduziu em 84,4% os índices de abandono escolar, atingindo 0,07% no ano passado, ultrapassando a previsão de 0,91%.

“Queremos Manaus entre a elite da educação básica do país, queremos nossos alunos preparados para o futuro, dentro das salas de aula e longe da violência das ruas. Traçamos uma proposta muito firme junto aos nossos educadores, que são os principais atores dessa conquista e aos quais agradeço imensamente”, disse o prefeito Arthur Neto, destacando também as ações de valorização do professor, com salários em dia e qualificações.

 

Até 2021, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) busca cumprir a meta 5 do Plano Municipal de Educação (PME), que é alfabetizar 100% as crianças até o 3º ano do ensino fundamental. Em 2019, rede municipal de Manaus atingiu 69,1%.  Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 19/2, pela Gestão Integrada da Educação (Gide), durante o 1º Painel Pedagógico da Subsecretaria de Gestão Educacional (SGE),  mas até o final do 1º semestre os dados oficiais devem ser apresentados pelo Ministério de Educação (MEC).

 

“É muito importante ressaltar a confiança que o prefeito Arthur tem na equipe da Semed, que trabalha arduamente para garantir, cada vez mais, um ambiente de aprendizagem de qualidade para as nossas crianças, adolescentes e também os adultos. Esse painel mostrou que com muito esforço e dedicação de todos ultrapassamos todas as nossas metas”, mencionou a secretária da Semed, Kátia Schweickardt.

 

De acordo com a coordenadora da Gide, Musa Rosas, em sete anos da existência da Gerência na Semed, nunca houve um resultado tão bom e que para 2020 a meta é melhorar ainda mais os índices. “Para alcançar essas metas é realizado um trabalho sistematizado, na Semed não existem as metas sonhadas, o que acontece é que cada escola, de acordo com a sua realidade, estipula a meta e cria suas próprias estratégias. Nós monitoramos e acompanhamos os resultados, individualmente, durante todo o bimestre”, explicou Musa.

 

A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul alcançou o melhor resultado na taxa de aprovação, com 96,9%. De acordo com a chefe da DDZ, Jecicleide Nascimento, todas as ações realizadas em 2019 com as escolas partiram de um planejamento com as gerências da DDZ, Pedagógica, Administrativa e Infraestrutura, e a partir desse momento foram traçadas estratégias, para serem praticadas nas escolas.

 

Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054