23/01/15 | 16:11
Rede municipal já conta com mais de 220 mil alunos matriculados

Mais de 220 mil alunos se matricularam nas 500 escolas da rede municipal de ensino até a manhã desta sexta-feira, 23. O número de vagas preenchidas corresponde a 80% da capacidade de atendimento da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Ainda há um total de 55.585 vagas distribuídas entre todos os segmentos de ensino, conforme dados do Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam)

Para o ano letivo de 2015, a Semed acredita em um crescimento de 6,02% do número de alunos matriculados em relação ao ano letivo anterior, chegando a 242.433 estudantes na rede municipal, dos quais aproximadamente 25 mil serão novatos. Porém, a rede municipal tem capacidade para atender mais de 274 mil estudantes.

É considerado novato aquele aluno que nunca estudou, ou que não pertenceu à rede pública estadual ou municipal de Manaus no ano de 2014 e que nela queira ingressar, ou oriundo de escola particular, ou, ainda, vindo de outro município ou outro Estado.

Nesta sexta-feira, 23, foram atendidos mais de 13.300 alunos nos mais de 600 postos de atendimento nas escolas estaduais e municipais que perderam os prazos ou que, por algum motivo, não conseguiram efetuar a matrícula, no período de 19 a 22 deste mês. O calendário de matrículas 2015 teve início em dezembro do ano passado com a abertura do cadastro online no site www.matricula.am.gov.br.

Para efetivação da matrícula, foi necessário os seguintes documentos: comprovante de escolaridade atualizado, original e cópia da certidão de registro civil, certidão de casamento ou cédula de identidade original (no caso de alunos do Ensino Médio é obrigatória a apresentação da certidão de nascimento e da cédula de identidade), e cópia do CPF (obrigatório para alunos do Ensino Médio), comprovante de residência (fatura de água, energia elétrica ou telefone do último mês que anteceder a matrícula), cartão de vacinação e duas fotos 3×4 recentes.

Em caso de aluno portador de necessidade especial, era preciso apresentar atestado médico comprovando deficiência do aluno.

FOTO: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054 / 8842-1188