07/04/17 | 16:27
Rede municipal de ensino realiza atividade em comemoração ao Dia Nacional do Sistema Braille

Dia Nacional do Sistema Braille. Semed. Fotos Cleomir Santos (9)Em alusão ao Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado no próximo sábado, 08/4, criado pelo francês Louis Braille, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na manhã desta sexta-feira, 07/04 a exposição de materiais didáticos pedagógicos adaptados e tecnologia assistiva de alto e baixo custo, utilizados na rede municipal de ensino que atendem alunos entre baixa visão e cegueira total.

A data comemorativa tem o objetivo de fazer com que a sociedade pense e debata medidas para que a educação, a empregabilidade e a inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão sejam mais eficientes e apresentem alternativas para que a população crie seus mecanismos para favorecer o desenvolvimento intelectual, profissional e social dos deficientes visuais.

O criador Louis Braille, foi um jovem que, ao inventar um sistema de leitura e escrita para as pessoas cegas, mudou a vida destas pessoas em todo o mundo.

De acordo com a gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga, é disponibilizado aos alunos com deficiência um programa de estimulação visual, realizado no contraturno escolar, com a atuação de pedagogos e fisioterapeutas. Além disso, o complexo oferece formação em braile, aos professores de ensino regular que possuem alunos com deficiência visual.

Dia Nacional do Sistema Braille. Semed. Fotos Cleomir Santos (16)“A Semed realizou esse evento para mostrar à sociedade o trabalho realizado com formações dos professores que possuem alunos com deficiência visual, programas para os alunos com baixa visão e cegueira total, programa estimulação visual e assessoramento pedagógico aos professores que trabalham com esses alunos”, finalizou.

Servidor da Semed e que realizar um trabalho pedagógico na Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), o professor Luís Gonzaga de Araújo Lima, ressaltou a importância da data e o trabalho na entidade.

“O braille é o símbolo da pessoa com deficiência visual e tem mais de 200 anos. Até hoje não foi inventado nada melhor para que a pessoa com deficiência possa fazer sua leitura independente. Nós temos a informática, que alguns consideram que vai substituir o braille, mas jamais algo eletrônico vai substituir o prazer da leitura visual”, frisou.

Programação

Dia Nacional do Sistema Braille. Semed. Fotos Cleomir Santos (27)A programação contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) e das Escolas Estaduais de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz e Joana Rodrigues Vieira. Além disso, houve a apresentação cultural de Jonas Nogueira Leitão e Claudenilson Pereira Batista, professores e assessores formadores do CMEE em deficiência visual, de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Isaac Benchimol e da Banda “Amazônia Sem Limites”, composta por pessoas com deficiência visual.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054