08/03/17 | 15:03
Rede municipal de ensino firma acordo com Banco do Brasil para facilitar gestão dos Conselhos Escolares

08-013-17- Acordo com Banco e Semed.Fotos Lton Santos Semed (1)Com o objetivo de melhorar a atuação dos Conselhos Escolares, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) firmou um acordo de cooperação mútua com o Banco do Brasil nesta quarta-feira, 8/3, para a normatização de procedimentos bancários que auxiliarão nas movimentações financeiras e administrativas realizadas pelas entidades. A Semed possui, atualmente, 475 escolas com conselho escolar.

Com o acordo, o Banco do Brasil padronizará o atendimento nas agências da cidade referente aos documentos solicitados às escolas municipais para a abertura das contas dos conselhos, reduzindo em 90% a inadimplência dos mesmos com a instituição bancária. O inadimplemento dificulta o recebimento de repasses de recursos federais por parte das unidades escolares. Também será implantado um gerenciador financeiro, recurso disponibilizado pelo banco, em que os responsáveis pela tesouraria e administração do conselho poderão realizar várias transações como retirada de extratos e transferências, sem que seja necessário ir até a agência física.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, o acordo vem para melhorar um setor que tem sido bastante trabalhado pelo órgão, que é a participação dos conselhos e do controle social promovido por eles. “A melhoria da qualidade da educação passa pelo fortalecimento dos conselhos e essa iniciativa é um dos componentes que nos ajudará nisso. Porque, por meio deles, acaba havendo uma formação da responsabilidade social como apoiadores do processo de educar”.

08-013-17- Acordo com Banco e Semed.Fotos Lton Santos Semed (2)A representante do Banco do Brasil, Vanessa Dolzane, explicou que a ideia de normatização surgiu da necessidade observada pela instituição, uma vez que cada conselho tem estatuto e regras diferentes e, consequentemente, documentações diversas e possuem necessidades distintas. “A ideia foi facilitar um canal de comunicação entre Semed, Divisões Distritais Zonais (DDZs) e o Banco do Brasil. Hoje, identificamos que há um desconhecimento nos canais alternativos, o que compromete o tempo e a eficiência na gestão dos conselhos escolares”, explicou.

Nos dias 13 e 14 de março serão realizadas, no auditório da Semed, formações para os diretores dos conselhos escolares, quando serão explicados todos os serviços disponibilizados pelo banco, além de informações de como utilizar a ferramenta de gerenciador financeiro.

De acordo com a chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, Jussara Marques, o objetivo do acordo é desburocratizar e melhorar o atendimento bancário dado aos conselhos. “Esse gerenciador vai facilitar a vida do gestor, porque ele poderá tirar extrato bancário de onde estiver, acompanhar a sua prestação de contas on-line, além de outros serviços, sem precisar ir até a agência”, finalizou.

 

Texto: Martha Bernardo / Semed

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054