20/03/15 | 15:03
Rede municipal de ensino é inserida no Projeto ‘Entre na Roda: Leitura na Escola e na Comunidade

Educadores do município iniciaram, nesta quinta-feira, 19, a formação no projeto ‘Entre na Roda: leitura da escola e na comunidade’, que abrange. O projeto abrange cerca de 300 cidades em todo o País e a rede municipal de ensino de Manaus é uma das mais novas a ser inserida na ferramenta pedagógica de incentivo a leitura. A formação acontece, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, Avenida Maceió, zona Centro-Sul.

O projeto é o resultado da parceria da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a Fundação Volkswagen (financiadora do projeto) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Organização Não-Governamental responsável pela execução do projeto nos municípios, em todo País.

O curso iniciado nesta quinta-feira, 19, segue até o dia 27 de novembro. Durante a formação, os educadores terão duas aulas presenciais mensais na DDPM e o suporte pedagógico do curso a distância com formadores do Cenpec.

“A ideia da parceria é trabalhar a leitura, porque nós temos o programa ‘Viajando na Leitura’, que leva para dentro de nossas salas de aula um pouco do saber que contribui com a leitura. Os assessores estarão presentes nas formações e serão os multiplicadores nas escolas”, comentou a assessora de linguagem da Divisão de Ensino Fundamental (DEF)  da Semed, Madalena Moleiro.

“O projeto é importante, porque o foco dele é a leitura literária, mas a gente trabalha também com outros gêneros da comunicação. Sabemos que é fundamental o trabalho com a leitura nas escolas. Uma pessoa que é boa leitora tem repertório para escrever melhor, tem a possibilidade de se comunicar melhor”, explicou a coordenadora do Entre na Roda, Mara Alice Armelin.

Piloto

Escolhida como unidade piloto do projeto Entra na Roda, a Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul da cidade, participa da formação com a gestora, um professor e um pedagogo. Para diretora da escola, Conceição Aguiar, a nova ferramenta vem de encontro com o programa da Secretaria ‘Viajando na Leitura”.

“Nossa escola ficou muito honrada de participar desse projeto, porque em nossa unidade visamos muito o lado da leitura, O projeto vem contribuir e fazer com que a gente trabalhe com mais ênfase a leitura dentro do coletivo da escola. Vamos englobar a parte pedagógica, biblioteca, telecentro, Mais Educação, ou seja, quem ganhará com isso será a própria escola e os alunos”, contou.

Além da Semed, também participam da formação educadores da Seduc, dos municípios de Iranduba, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Autazes, Careiro Castanho e Itacoatiara.

Entre na Roda

O Projeto Entre na Roda: leitura na escola e na comunidade tem por objetivo formar profissionais para atuarem como mediadores de leitura. Voltado para profissionais de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições, tem como objetivo promover, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores nos espaços em que atuam e no entorno destes.

A formação continuada do Projeto prevê a compreensão da leitura como prática social, como direito e como instrumento capaz de potencializar o exercício da cidadania.

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton santos/Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054