23/04/13 | 15:59
Rede Municipal de Ensino é destaque no Prêmio Construindo a Nação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi a grande vencedora do Prêmio Construindo a Nação 2012/2013. A cerimônia de premiação das escolas municipais ocorreu na manhã desta terça-feira, 23, no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no centro da cidade. O projeto é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI/AM) e o Instituto da Cidadania Brasil e visa destacar e valorizar projetos sociais desenvolvidos na capital e no interior do estado.

As unidades educacionais concorreram nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projetos Especiais de Iniciativas Públicas e Privadas.

O subsecretário Municipal de Gestão Educacional, Deusamir Pereira, destacou o trabalho que é feito pelos educadores e alunos no desenvolvimento dos projetos que buscam ajudar a comunidade escolar e os comunitários.

“O Brasil tem 18 milhões de analfabetos registrados, e o antídoto para isso é a educação. Ao verificar uma premiação como essa, percebemos o lado positivo de tudo o que está sendo feito na rede municipal, sendo premiada pelos trabalhos da comunidade escolar, o que é um orgulho. É uma satisfação para nós, e tenho certeza que estamos no caminho certo, pois seguindo essa motivação cívica podemos, juntos,  oferecer um país melhor. Por meio de um evento dessa natureza é possível mostrar para a sociedade o trabalho realizado em nossas escolas, com alunos e comunitários” comentou.

Premiações

A Escola Municipal Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa, bairro Japiinlândia, zona Centro-Sul da cidade, foi a vencedora da categoria Ensino Fundamental. A escola apresentou o projeto “Ética e Cidadania” e desenvolve ações com os 1.377 alunos matriculados, do 1º ao 9º ano.

“Esse é o reconhecimento de toda a equipe que participa do projeto, alunos, professores e comunidade. O trabalho vem sendo executado há dois anos e começou de uma sementinha, e hoje abrange toda a escola. Pretendemos continuar com o projeto que trouxe infinitos benefícios para todos os alunos”, comentou a gestora Vera Núbia.

Na categoria Projetos Especiais de Iniciativas Públicas e Privadas, o primeiro lugar ficou com a Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) em parceria com a Divisão Distrital Zonal I (Sul e Centro-Sul), da Semed. Segundo o formador da DDPM, Ewerton Nascimento, o prêmio é motivador para continuar com o projeto “Mostra de cinema com a temática africana e indígena: escola, diversidade e direitos humanos”.

“É imensa alegria receber essa premiação. A ação faz parte das formações em polos, que realizamos com temas de direitos humanos e diversidades nas escolas municipais. Esse prêmio é muito significativo, pois mostra o reconhecimento dos organizadores pelo trabalho realizado”, reiterou.

Com o projeto “Nossa Cultura: nossa história, nosso berço”, a Escola Municipal Albérico Antunes de Oliveira, foi premiada em primeiro lugar na categoria da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a coordenadora, Maria Gorete, os alunos que participam do programa interagem por completo com o tema.

“Esse momento vem valorizar o trabalho na escola e, sobretudo, a participação da comunidade escolar envolvida, além de fazer com que o aluno perceba que faz parte da cultura. A escola o faz sentir como participante do tema e, por extensão, a família que interage com o projeto”, disse.

Confira a relação das unidades educacionais premiadas:

Ensino infantil

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Wilson Mota dos Reis

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jean Piaget

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Nilza dos Santos Alencar

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Herman Gmeiner

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Elza Cruz de Oliveira

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Graziela Ribeiro

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Beatriz Sverner

Ensino fundamental

Escola Municipal Padre Sebastião Luiz de Souza Puga

Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci

Escola Municipal Vila da Felicidade

Escola Municipal Osvaldo Sobreira

Escola Municipal Maria Rufina de Almeida

Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima

Ensino médio

Escola Estadual Ângelo Ramazzotti

EJA

Escola Municipal Albérico Antunes de Oliveira

CIT – Centro Integrado Trabalhador Dolores Garcia

Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery

Escola Municipal Carlos Gomes

Políticas Públicas

Secretaria Municipal de Educação

Divisão Distrital Zonal (DDZ) VI da Semed – Projeto Jogos da Educação Infantil e Meio Ambiente (JEIMA)

Associação Missionária de Apoio e Resgate em parceria com a Escola Municipal Davison de Araújo Pereira