23/05/17 | 18:03
Rede municipal de ensino cria Grupo de trabalho para subsidiar e dar suporte aos Conselhos Escolares

Com objetivo de fortalecer a atuação dos Conselhos Escolares das unidades de ensino da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação criou o Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce) que desenvolverá oficinas nas Divisões Distritais Sinais (DDZs) a partir de uma cronograma. Durante as oficinas serão abordados a importância, a  funcionalidade e os eixos que devem ser trabalhado neles.

A primeira oficina  aconteceu, na tarde desta terça feira,  23/5, na Escola Municipal Engenheiro João Aberto Menezes Braga, localizada no Bairro Vale do Sinai, zona Norte da cidade, e foi direcionada para membros de conselhos escolares de unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ Norte).

O grupo composto por 20 pessoas tem o objetivo de subsidiar e oferecer suporte técnico e pedagógico aos Conselhos Escolares por meio de oficinas práticas e monitoramento.

Elizaude Ribeiro, umas das coordenadora do Gafce, ressalta que o grupo foi criado para acompanhar e potencializar as ações dos Conselhos Escolares da Semed.

“A ideia das oficinas  é colocar algumas situações do dia a dia, do cotidiano da escola, para ajudar os conselheiros a lidarem com elas”, ressaltou.

Sobre os Conselhos Escolares, a coordenadora explicou que podem ampliar a participação da comunidade escolar, porque a partir deles é dado voz e o poder de decisão, por exemplo,  a pais de alunos e comunitários para deliberar e aprovar  ações relevantes para processo pedagógico da escola.

O Conselho Escolar, enquanto órgão colegiado e parceiro da escola, é de extrema relevância para apoiar a gestão e construção coletiva da proposta educacional da escola, segundo Elizaude.

Durante a oficina, são trabalhados cinco eixos: Dimensão de gestão de pessoas; acesso e permanência na Escola; Prática Pedagógica; Ambiente Educativo e Gestão Democrática e Participativa. A partir deles, são discutidas formas estratégicas para a escola melhorar o trabalho dos conselhos.

Para o membro do Conselho da Escola João Alberto de Menezes Braga e comunitário, Luiz Gonzaga da Silva, a discussão dos eixos é importante para os membros dos conselhos entenderem a dinâmica.

“Está discussão é muito pertinente porque faz todos nós pensarmos sobre as nossas ações, ver onde podemos melhorar e entendermos o papel no Conselho Escolar”, disse.

A gestora da Escola Municipal Marly Barbosa Garganta, localizada no bairro Terra Nova, Geise Roque, salientou que as oficinas são importantes para atividades dos conselhos e, principalmente, para deixar os membros dos conselhos escolares atualizados em relação as legislações que regem e tratam do processo legal dos conselhos.

“A reunião é importante para estarmos atualizados quanto às normas e legislações referentes aos conselhos escolares”, afirmou.

As próximas oficinas serão marcadas conforme o cronograma feito pelo Gafce.

Texto: Emerson felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054