22/11/18 | 16:04
Rede municipal de ensino apresenta resultados positivos no rendimento escolar do 3° bimestre de 2018

Foram apresentados, nesta quinta-feira, 22/12, os dados do rendimento do 3° bimestre de mais de 169 mil estudantes de 367 escolas, de 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino. Os números foram apresentados durante o Painel Pedagógico do Departamento de Gestão Educacional (Dege), realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus.

Os resultados mostraram um crescimento do 1° para o 3° bimestre de 8% na taxa de aprovação, que chegou a 86,7%. Houve também redução do abandono escolar, alcançando o índice de 0,3%, bem inferior a meta de 1,1% para o ano letivo de 2018. Os números analisados por Divisão Distrital Zonal (DDZ) da Semed também foram positivos. A divisão que mais avançou foi a Norte, com elevação de 19,6% na taxa de aprovação do 3° bimestre, quando comparado ao anterior.

Para secretária da Semed, Kátia Schweickardt, os resultados são bem positivos e a meta da Secretaria é fortalecer ainda mais as divisões para melhorar os índices e alcançar as metas do ano letivo.

“Tudo o que temos colhido é fruto de pessoas comprometidas com a nossa missão de garantir educação de qualidade a nossos alunos. O nosso trabalho está surtindo efeito, mas ainda temos muito a melhorar”.

De acordo com a coordenadora geral da Gestão Integrada da Educação (Gide), Musa Varela Rosas, os números do 3º bimestre são bem expressivos na rede municipal de ensino e mostram o trabalho realizado pela equipe da Semed nos avanços do processo de ensino e aprendizagem.

“Do 1º ao 3º bimestre, a rede municipal de ensino cresceu bastante. Hoje, temos uma taxa de aprovação de 86,7%. Estamos crescendo, todas as divisões cresceram no seu rendimento e temos reduzido bastante a taxa de reprovação. Nós percebemos esse esforço coletivo entre escola, divisões e a Semed para que nós possamos melhorar nossos indicadores”.

Com um crescimento na taxa de aprovação de 19,6%, a DDZ Norte se destacou entre as outras divisões no 3º bimestre. Para chefe Jane Selma, os números refletem todo esforço pedagógico da divisão com os educadores das 45 escolas  de Ensino Fundamental e com os alunos em sala de aula.

“O ponto fundamental foi uma conversa com todos os envolvidos, sendo professor, pedagogo e gestor. Começamos a desenvolver atividades na área de Educação Física, Artes e ações que envolvessem e chamassem a atenção do aluno no ambiente escolar”, contou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054