06/06/16 | 16:12
Rede municipal de ensino abre a Semana do Meio Ambiente na Oca do Conhecimento Cigs

_MG_2654Alunos da rede municipal, estadual e de escolas privadas acompanharam palestras, exposições de trabalhos e apresentações culturais, nesta segunda-feira, 6, durante a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, promovida pela rede municipal de ensino, que tem como tema “Meio Ambiente responsabilidade de todos”.

O evento aconteceu na Oca do Conhecimento Ambiental, dentro do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), na zona Oeste. A ideia foi conscientizar a sociedade sobre os cuidados com o Meio Ambiente e informar o trabalho que cada instituição realiza para a preservação ambiental.

“Como a Semed é a maior secretaria da administração municipal, temos uma grande responsabilidade na conscientização ambiental das pessoas. A Educação é a base, assim como a família, para educar sobre os desafios da vida e da formação dessa nova geração”, observou a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt._MG_2747

Ao todo, sete projetos de escolas municipais, um de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ) selecionados do Programa Ciência na Escola (PCE) e voltados à temática ambiental, foram apresentados ao público. Os alunos que participaram do evento tiveram acesso livre por toda a área do zoológico, uma parceria entre Exercito e Prefeitura, que foi destacada pelo comandante do Cigs, coronel de infantaria Alcimar Marques de Araújo.

“Já temos uma parceria muito próxima com a Prefeitura e agora com a Oca do Conhecimento Ambiental melhorou, pois, o trabalho do Cigs é a educação ambiental. Nós respiramos meio ambiente, estamos em um fragmento de selva dentro da cidade com um zoológico. Então, nada melhor do que buscar as instituições parceiras para nos ajudar nesse nosso trabalho”, relatou.

_MG_2799Vemaga

Projeto idealizado pela Vara do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (Vemaqa), as Ocas do Conhecimento são administradas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed. Para o juiz titular da Vemaqa, Adalberto Carim, os espaços de educação não formal são fundamentais para o trabalho de conscientização.

“Esse evento consagra a importância de um espaço como a Oca, muito bem localizada, com uma parceria exitosa com o Exército. Esperamos que esse espaço sirva para conscientizar muitos jovens, para que entendam a responsabilidade de estar diante dessa riqueza ecológica e o que fazer para que a gente possa se desenvolver de maneira sustentável”, destacou.

_MG_2624Ao todo, foram 28 exposições de parceiros como: Exército Brasileiro; secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB); Manaus Ambiental; Descarte Correto; Câmara Nipo; Projeto Zona Leste Cultura e Arqueologia; Instituto Soka; Ecoete; Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente; Programa Ciência nas Escolas (PCE); Detran-AM; Ulbra; Sesi; Manaustrans; Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Rio Limpo.

A programação da Semana do Meio Ambiente continua nas escolas da rede municipal, cada uma com sua atividade envolvendo todos os alunos. “Temos que preservar o nosso lugar na Amazônia, se a gente não cuidar as florestas vão acabar aquilo que é nosso. Temos que cuidar e conscientizar os mais jovens para que eles possam crescer sabendo que não se pode destruir”, alertou a aluna Nilandreina Reis, 14, da Escola Municipal Professora Dalvina Silva de Oliveira.

Lixo eletrônico

Durante a exposição da Oca do Conhecimento Ambiental Cigs, houve coleta de material eletrônico que não pode ser reutilizado, como mouse, teclado, notebook, entre outros, para o descarte de maneira correta. A ação é da empresa Descarte Correto, que vai disponibilizar, nos dias do evento, local específico para que esses resíduos eletrônicos sejam depositados.

 

Texto: João Pedro Figueiredo

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054