16/02/16 | 15:31
Quinze servidores da Semed participarão do curso de prestação de contas oferecido pelo TCE

Aula Inaugural do TCE-AM. Fotos Cleomir (1)A secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, participou na manhã desta segunda feira, 15, da aula inaugural de treinamento destinado aos gestores públicos municipais e estaduais, oferecido pela Escola de Contas do  Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O curso irá trabalhar, principalmente, com temática prestação de contas e contará com a participação de 15 servidores de setores estratégicos que envolve administração e finanças da Semed.

A formação tem a finalidade de oferecer suporte técnico e capacitar o seu público alvo sobre um melhor gerenciamento de recursos públicos, provenientes de programas federais, recursos sustentáveis do Estado e demais verbas públicas. O treinamento terá duração de cinco dias e envolverá  servidores dos setores de contratos e convênios, prestação de contas, administração, financeiro, compras e planejamento da secretaria.

Aula Inaugural do TCE-AM. Fotos Cleomir (10)De acordo com a secretária Kátia Schweickardt, a expectativa da secretaria quanto a formação é tornar seus servidores mais capacitados para o controle e a gerência de recursos públicos destinados à Semed. “Estamos encaminhando nossos servidores para este treinamento para que eles  possam olhar para gestão dos nossos recursos com muito cuidado, com mais critério, cautela  e responsabilidade, como deve ser visto na administração pública”., enfatizou.

Kátia aproveitou o momento também para mencionar a iniciativa do TCE por oportunizar o curso aos servidores. “Este curso traduz o espírito novo do tribunal, que vem ao encontro daquilo que fazemos na Semed que é a educação. Nós vemos esta postura de forma muito positiva, porque ela procura atuar preventivamente ao invés de priorizar a punição”, parabenizou.

Aula Inaugural do TCE-AM. Fotos Cleomir (6)O curso também surgiu pela necessidade de orientar as secretarias, prefeituras e órgãos do Amazonas sobre a prestação de contas do exercício de 2015, que deverá ser entregue até o dia 31 de março de 2016. A capacitação trará ferramentas inovadoras para trabalhar com a prestação de contas da administração pública do Amazonas. Umas delas, é a utilização de um recurso eletrônico, que possibilitará a diminuição de papeis e a otimização do gerenciamento do dinheiro público.

Um dos setores da Semed que está envolvido no curso  é  Divisão de Execução Financeira. Para a chefa da divisão, Albeciclecia Sahid, a capacitação vai ajudar a otimizar e dinamizar o trabalho da secretaria. “Acredito que será um curso que virá somar com trabalho que já desempenhamos e também vai nos dá embasamento teórico e compreensão para fazermos da melhor possível a prestação da vigência de 2015. Além de novos meios para executamos nossas atividades com mais eficiência”, enfatizou.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054