30/04/15 | 17:06
Quarta Semana Saúde na Escola incentiva a alimentação saudável

Abordando o tema “Alimentação Saudável”, começou nesta quinta-feira, 30, a 4ª edição da Semana de Saúde na Escola. A abertura oficial ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Elza Damasceno da Silva, no Santo Antônio, zona Oeste, com a participação de profissionais de saúde, educação, estudantes e pais de alunos. O evento vai envolver as 147 unidades de ensino que já aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) em Manaus.

A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire da Silva, explicou que o PSE é uma política intersetorial das áreas de Saúde e da Educação, com políticas voltadas para a prevenção, promoção da saúde e avaliação das condições de saúde dos alunos.

Em Manaus, o PSE foi implantado em 2009, quando houve a adesão de 15 escolas. Atualmente, o programa já envolve 99 municipais e 48 estaduais, além de 145 equipes da Estratégia Saúde da Família, e beneficia 81.769 alunos. O trabalho é realizado a partir de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

“A meta é continuar expandindo o programa PSE para outras escolas, fortalecendo as ações da Atenção Primária. Além disso, devemos iniciar já na próxima semana a oferta de atendimento oftalmológico com uma Unidade Móvel para ações de saúde ocular e de uma segunda Unidade Móvel de Saúde Bucal”, destacou Lubélia Sá Freire da Silva.

Ações

O PSE é um programa subdividido em três componentes: avaliação das condições de saúde; promoção da saúde e prevenção de agravos; e formação profissional. As condições de saúde incluem avaliação de questões como avaliação antropométrica; saúde bucal; saúde ocular; verificação da situação vacinal; identificação de possíveis sinais de agravos de saúde negligenciados.

“Todos os anos escolhemos um tema para trabalhar durante a Semana Saúde na Escola. Nesta edição, foi priorizada a Alimentação Saudável, que é um tema que pode ser trabalhado de várias formas nas escolas, mobilizando as equipes de saúde, de educação e principalmente os alunos. Também haverá a promoção de práticas corporais e atividades físicas”, informou a chefe do setor do Programa Saúde na Escola da Semsa, Aldacy Barroso.

Para a gerente de Atividades Complementares da Semed, Dircélia Ortiz, o PSE tem contribuído para garantir a saúde integral do aluno, por meio do fortalecimento da parceria entre as escolas e as equipes da Estratégia Saúde da Família. “Um aluno que tem dor de dente ou que não enxerga muito bem terá dificuldade de acompanhar o processo de aprendizado e não terá o mesmo rendimento que os outros alunos. Por isso, o trabalho em parceria da Saúde e Educação é essencial”, destacou a gerente.

A dona de casa Juliana dos Santos Sampaio, que tem uma filha de cinco anos atendida pelo PSE no Cmei Professora Elza Damasceno da Silva, destaca a importância da atenção que é dada pela instituição de ensino às condições de saúde da criança. “Todos no Cmei estão sempre atentos às questões de saúde dos alunos. A minha filha já participa das ações de saúde bucal com a aplicação de flúor e de avaliação de saúde ocular e, graças a Deus, não identificaram nenhum problema”, afirmou Juliana Sampaio.

De acordo com a diretora do Cmei Elza Damasceno, Delle de Karem, a escola já realiza um trabalho dentro da temática sugerida, que beneficia os 231 alunos do 1º e 2º períodos. Segundo a gestora, todas as crianças serão envolvidas com atividades voltadas à semana nacional.

“Nós já desenvolve durante todo o ano letivo a questão da alimentação saudável e a formação desse hábito. E dentro do calendário da Semed nós trabalhamos com uma semana exclusiva, na qual temos apresentações musicais, teatro de fantoches, atividades artísticas e plásticas. Fora isso, as crianças brincam de várias formas sobre alimentação saudável em sala de aula com os professores”, informou.

Programação continua

Durante a 4ª Semana Saúde na Escola, todos os Distritos de Saúde (Disas) irão realizar uma cerimônia de abertura da programação. No Disa Leste o evento foi desenvolvido na tarde de quinta-feira, 30, na Creche Municipal Escritor Manoel Otávio Rodrigues, na comunidade Jardim Mauá, no Distrito Industrial.

No Disa Norte, a programação acontecerá na próxima terça-feira, 5, às 9h, na Escola Estadual Cid Cabral da Silva, localizada na rua M, do conjunto Canaranas, bairro Cidade Nova. Nesse mesmo dia, às 15h, haverá a programação do Disa Sul na Escola Estadual Antônio de Lucena Bittencourt, na avenida Adalberto Vale, 100, bairro Morro da Liberdade.

 

Texto: Eurivânia Galúcio e Paulo Rogério

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054