10/06/20 | 13:32
Psicóloga é convidada pela Semed para live com temática aos idosos

Com tema “Como cuidar da saúde mental dos idosos em isolamento”, a mestra em psicologia, Alessandra Pereira, é a convidada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), da palestra nesta quarta-feira, 10/6, às 19h, por meio de uma live no perfil do instagraam @alessandrapsy.

A ação faz parte da programação do Departamento Geral dos Distritos (Degd), com total de 26 lives até agora abordando temas de cunho psicológico, emocional, nas áreas de saúde e educação. O objetivo é compartilhar informações a equipe escolar, bem como, conhecimentos de alcançar as pessoas de todas as faixas de idade, respeitando suas particularidades e enaltecendo suas potencialidades.

O assessor técnico do Degd, Ricardo Simões, ressaltou que o trabalho realizado com as lives para atender o público de todas as idades mostra a preocupação da Semed com as pessoas que estão vivendo o isolamento social.

“Neste momento, os idosos serão contemplados, pois eles também merecem esse olhar e cuidado por parte da secretaria durante esse isolamento. A abordagem sobre a saúde mental e emocional deles é prioridade para alertar sobre a tristeza, desânimo e depressão, que irão refletir em impactos no corpo físico dessas pessoas. Socializar esse tema com os profissionais e as famílias será de grande relevância para os cuidados preventivos com o idoso”, comentou.

Mestra em psicologia, que faz parte do Conselho Regional de Psicologia, Alessandra dos Santos Pereira, 47, trabalha com adultos, adolescentes e idosos.

“É normal se sentir triste e desanimado em alguns momentos, principalmente diante de uma situação de mudança abrupta, em que é necessário se adaptar a uma nova rotina (não apenas os idosos, mas todos nós). Respeitar os próprios sentimentos e emoções também é muito importante. A dica aqui é para tentar buscar medidas para aliviar a angústia e a ansiedade causadas pelo confinamento, tornando o período menos sofrido e diminuindo o risco de agravamento de casos de depressão e outros transtornos mentais”, completou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação