06/06/12 | 15:20
Provinha Brasil será aplicada na rede municipal de ensino.

No período de 11 a 13 de junho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará realizando a aplicação do teste 1 da Provinha Brasil de Leitura e Matemática nas escolas da rede municipal de ensino. Mais de 11 mil alunos e 205 escolas estarão participando da aplicação das avaliações.

Segundo as orientações da secretaria as escolas realizarão os testes em dois dias: 1° dia (Teste de Leitura) e 2° dia (Teste de Matemática).

A Provinha Brasil foi criada em 2007 com a perspectiva de melhorar os níveis de letramento no país. Tem como principais objetivos: avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental; oferecer  às redes de ensino um resultado da qualidade da alfabetização prevenindo dessa forma o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem.

Em 2008, a Provinha Brasil de Leitura começou a ser distribuída nas redes de ensino públicas de todo o país. Já em 2011 as escolas receberam pela primeira vez a Provinha Brasil de Matemática que avalia o processo de desenvolvimento da Alfabetização com foco nas habilidades matemáticas.

Para este ano a novidade é que os alunos do 2° ano do ensino fundamental realizarão 4 testes: dois de leitura e dois de matemática.