03/12/15 | 8:41
Prova de avaliação de desempenho movimenta alunos do ensino fundamental e EJA

Prova Brasil na Esc. Mul. Francisca Pereira - fotos Rodemarques abreu (4)Alunos do 1º, 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino realizaram nesta quarta-feira, 2, a última prova de 2015 da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). A avaliação é bimestral e permite que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) avalie o resultado dos estudantes para traçar metas para o próximo ano letivo.

A ADE é coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed e acontece em todas as escolas da rede municipal de ensino. Os alunos medem suas habilidades e competências por meio de questões de Alfabetização, Letramento em Leitura, Língua Portuguesa e Matemática. Os alunos de 9º ano também respondem questões de Ciências.

Prova Brasil na Esc. Mul. Francisca Pereira - fotos Rodemarques abreu (12)De acordo com a chefe da DAM, Núbia Breves, após a última avaliação serão feitas as leituras dos cartões e os resultados passam por análise até serem divulgados no início do ano letivo para toda a rede. Nubia Breves destacou, ainda, que todos os gestores recebem antes os resultados por meio do sistema de avaliação da Semed, o Dady Ilha.

“Os resultados serão divulgados para toda rede no início do ano letivo para que as escolas trabalhem baseadas no seu desempenho, porém os gestores podem acessar esses resultados de forma antecipada pelo link: ‘ade.manaus.am.gov.br’. Lá o gestor terá acesso ao sistema Dady Ilha (o sistema integrado da Semed), onde ele pode compartilhar a senha com os demais funcionários da escola para que todos tenham acesso sem problema algum ao desempenho da unidade de ensino”, explicou.

Prova Brasil na Esc. Mul. Francisca Pereira - fotos Rodemarques abreu (8)A ADE ajuda o professor a identificar os pontos em que os alunos estão tendo baixo desempenho para que sejam trabalhados de uma melhor forma, visando a aprendizagem da criança, como ressaltou a gestora Lindomar de Lima Bezerra, da Escola Municipal Chapeuzinho de Palha, localizada no bairro Coroado, zona Leste, que participou da ADE com alunos do 1º, 3º e 5º ano.

“É uma avaliação positiva para a escola, que fica sempre em evolução e preparando os alunos para desafios futuros”, completou a gestora ao destacar que o aluno que realiza frequentemente provas como a ADE e demais avaliações, como a Prova Brasil, já vai chegar preparado para o vestibular.
A partir do momento da acolhida, os alunos têm até quatro horas para realizar o exame de múltipla escolha, que é aplicada pelos próprios professores. Em algumas escolas, os bolsistas da Prefeitura auxiliam os professores na aplicação e na transcrição da prova.

A ADE, que começou a ser implantada na rede em 2014, é feita nos moldes da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e além de mostrar os conteúdos que precisam de uma intervenção maior em sala de aula, prepara os alunos da rede para avaliações externas.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054