04/02/14 | 17:24
Prourbis deve entregar creche e centros de referência social em maio

O Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) deve entregar em maio deste ano um complexo social no Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. A construção que inclui creche e centros de referência está sendo acompanhada pelos moradores que já aguardam o momento em que poderão trabalhar, sabendo que os filhos estarão sendo bem cuidados na creche.

A dona de casa Rosalina Bucão, 48, é uma das moradoras mais ansiosas com a construção da nova creche, que está 36% concluída, e das unidades do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que têm 23% das obras realizadas. “Era o que estava faltando aqui no bairro. Não havia nenhum lugar para deixar meus filhos para poder trabalhar, mas agora isso será realidade”, afirmou ela, que é mãe da pequena Ana Beatriz, de um ano.

Segundo ela, existe um grande número de crianças que ficam em casa sozinhas ou nas ruas, pois os pais têm de trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. “Isso é um problema muito frequente aqui. Com a nova creche logo esse tipo de problema vai desaparecer”, disse.

Outro grande problema apontado pelos moradores do bairro é o de mães desempregadas por não terem com quem deixar suas crianças. “Minha filha não tinha com quem deixar os filhos para trabalhar. Ela está há quase um ano nessa situação, mas agora eles vão ficar em um bom lugar com a construção dessa creche”, disse a autônoma Antônia Monteiro, 52, beneficiária do programa.

Grávida de sete meses, Alcinete Salgado, 29, temeu passar a mesma situação após o nascimento de seu filho, porém com a novidade ela está tranquila. “Agora posso ficar sossegada, pois sei que meu filho vai ter um bom lugar para ficar enquanto eu estiver fora atrás de emprego ou já trabalhando”, antecipou.

Alcinete disse, ainda, que está recebendo o atendimento do serviço social do Prourbis em relação a sua gravidez. “As moças do programa sempre vêm na minha casa para saber como estou e também sobre meu bebê. Isso é reconfortante”, completou.

A creche, que será construída na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira – 3ª Etapa, contará com atendimento integral a crianças de 1 a 3 anos contando com berçários, fraldários, lactários, área de recreação, pátio coberto, playground com caixas de areia, própria para o desenvolvimento motor, cozinhas, rouparia, vestiário e área de serviço.

Cras e Creas

A construção do Cras e do Creas, construídas no mesmo endereço da creche, também é vista com bons olhos pelos moradores do bairro. “Além dessa nova creche, ainda teremos aqui no Jorge Teixeira esses centros de atendimento social para nos auxiliar. Se os serviços forem que nem o que as equipes do Prourbis já estão realizando, será de grande ajuda”, afirmou a dona de casa Joana da Silva, beneficiária do programa e moradora do residencial Helso do Carmo Ribeiro, unidade habitacional entregue pelo Prourbis no ano passado.

As unidades serão construídas numa área de três mil metros quadrados, com a garantia da atenção social do município bem próximo às casas dos moradores do bairro. As obras do Creas, Cras e da creche estão em fase de fundações e levantamento de colunas, mas em três meses devem ser finalizadas.

 

 

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844