02/04/15 | 6:40
Prorrogado o prazo de inscrição para o Processo Seletivo Interno de Gestores Escolares da Semed

O prazo de inscrição para o Processo Seletivo Interno destinado à composição de Banco de Gestores Escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi prorrogado. Conforme publicado no Diário Oficial do Município (DOM) n° 3621, desta quarta-feira, 1 °, os interessados terão até o dia 10 de abril para se inscrever.

As inscrições deverão ser feitas pelo site da Semed: www.semed.am.gov.br, no link do Programa Municipal de Certificação e Composição de Banco de Diretores para Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Manaus (Procert). O edital para a realização do processo de certificação foi publicado na edição 3603 do Diário Oficial do Município (DOM), de 6 de março.

A seleção é destinada a professores e pedagogos efetivos da Semed, que devem ter graduação em Pedagogia e/ou outras licenciaturas; ter disponibilidade de tempo integral para possível empenho da função de diretor escolar e não ter sofrido nenhum tipo de sanção administrativa nos últimos dois anos, comprovado pela Comissão Interna junto aos setores competentes da Semed. Os candidatos devem ter experiência de, no mínimo, três anos em uma unidade escolar.

De acordo com presidente do Procert, Elinelson Souza, se o servidor não preencher os requisitos solicitados no edital, a inscrição do mesmo será negada automaticamente pelo sistema. “Quem não for professor ou pedagogo efetivo da Semed ou não tiver cumprido o estágio probatório, não conseguirá realizar a inscrição, pois os dados do sistema de inscrição serão de acordo com o que já constam no cadastro de setor de pessoal da Semed. Quando o servidor colocar o nome no espaço disponível, o sistema já vai identificando automaticamente, delimitando apenas para quem for compatível com os requisitos”, relatou.

Ao abrir o link do Procert no site da Semed, o candidato deverá preencher os campos com nome; CPF; RG; Sexo; Data de Nascimento; lotação; endereço; e-mail e telefone para contato.
Ainda de acordo com o presidente do Procert, quem já exerce a função de gestor, não vai perder o cargo, mas também deve fazer o processo para se tornar um gestor certificado.

“Atualmente, não há gestor certificado no quadro da Semed. Estamos implantando esta forma de escolha para valorizar aqueles que têm interesse de se tornar gestor e para que possam comprovar a capacidade de exercício da função. Quem já está na rede atuando como gestor vai continuar na função, mas é importante se certificar para poder ter diretos a benefícios futuros”, complementou.

A seleção e o processo de certificação não se constituem em concurso público e, portanto, não asseguram ao candidato direito à ocupação ou nomeação na função. Os aprovados comporão um Banco de Gestores e devem assumir o cargo apenas quando houver vacância. A partir da criação do Banco de Gestores, só poderá assumir o respectivo cargo aqueles servidores que obtiverem a certificação.

Etapas

O processo está dividido em cinco fases de caráter eliminatório e classificatório: 1ª Fase- Prova Objetiva e Conhecimentos Específicos; 2ª Fase – Avaliação de Perfil; 3ª Fase – Analise de Currículo; 4ª Fase – Programa de Formação e 5ª Fase – Resultado Final com homologação do banco de dados.

A data provável da prova será no dia 3 de maio. Na prova escrita constará: Conhecimentos Gerais com 15 questões de Interpretação de Texto e 10 questões de Noções de Informática. Além de Conhecimentos Específicos, com 10 questões de Legislação Educacional e 25 questões sobre Gestão Escolar, cada questão valendo 2 pontos, totalizando 120 pontos.

Os locais e horários das provas serão divulgados até o dia 20 de abril também pelo site da Semed.

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054