29/11/10 | 8:00
Promeapi conquista a Medalha Paulo Freire

A Prefeitura de Manaus recebe nesta segunda-feira (29), em Brasília (DF), a Medalha Paulo Freire, do Ministério da Educação (MEC), pela experiência do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi). Em 2010, concorreram mais de 80 experiências de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculadas à alfabetização de todo o Brasil.

O prêmio será recebido pela coordenadora do Promeapi, professora Cristina Mesquita, e o gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professor Mauro Brito.

A medalha Paulo Freire foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) e concedida anualmente com o objetivo de identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos, cujas ações sejam relevantes para educação de jovens e adultos no Brasil.

O Promeapi promove a escolarização de adultos e idosos na faixa etária de 35 a 93 anos em situações de vulnerabilidade social. Os professores adotam uma metodologia diferenciada e, de acordo com a demanda da comunidade, os alunos são atendidos em espaços localizados em igrejas, centros de convivência do idoso, unidades básicas de saúde, associações de bairro e instituições privadas e públicas, inclusive na Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).